quinta-feira, 12 de março de 2009

93 - Viagem ao Mapuá, 3º dia

Terça-Feira, 3 de março,

Evangelizando sobre as águas negras

Muita névoa no Lago do Jacaré na manhã da terça-feira, típica paisagem dos vales, apesar de aqui não ter montes e colinas, parece que as árvores retêm a neblina.
Tomamos café na casa de um comunitário e em seguida frei Ronaldo começou atender mais confissões.
Nós procedemos à eleição da comunidade onde foram eleitos pessoas para as mais diversas funções, desde dirigente, passado por leitores e comentarista, tesoureiro e zelador.
Por volta das 9 horas tivemos o inicio da Santa Missa, foram 3 casamentos, 3 crianças recebendo a Primeira Eucaristia e 26 batizados.
Uma das coisas que notei nessas comunidades que vistamos muitas casas sem paredes, ou com apenas uma das paredes. Realmente é um tempo de muita pobreza nessa região, Falta quase de tudo para os ribeirinhos, não lhes falta alimento porque a terra e o rio fornecem, mas o emprego, a educação, saúde e segurança pública são carências que a cada dia mais remete essa população ribeirinha a margem da sociedade, tenho a impressão de viver em outro mundo aqui, o descaso governamental é imenso e não dá sinais de melhora em nenhum dos aspectos mencionados.
11 horas e já estávamos liberados para seguir, descendo o lago nossas visitas nesse dia são nas comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Maria, a primeira como experiência, a segunda para realizar a visita pastoral.
Almoçamos na casa de Dona Nazaré e logo em seguida fomos para a comunidade Perpétuo Socorro do Lago Canaticum, pouco depois das 12 horas éramos recebidos com pistolas (rojões) e cânticos.
Essa visita era só para inaugurar oficialmente a comunidade nascente se ela estivesse dentro das normas da paróquia, com catequese, equipe de dirigente formada, o dizimo organizado, a preparação para o batismo estabelecida e todos os demais detalhes que fizessem valer a integração dela na paróquia.
Frei Ronaldo saudou aos comunitários presentes, deu as orientações e rezou com a comunidade abençoando a capela, as águas e os objetos apresentados para serem abençoados.
Uma coisa que sempre me faz desejar levar a palavra de Deus através das ondas dos rádios e ver a receptividade dos ribeirinhos ao nosso trabalho. Nós que tínhamos um pequeno programa de meia hora, às 6 horas da manhã todas as sextas-feiras, sempre somos reconhecidos por eles e isso aconteceu diversas vezes no Mapuá. Especialmente quero lembrar nessa data de Maria, uma catequista do Perpétuo Socorro que falou com grande alegria que estava feliz por me conhecer, que sempre nos ouvia e rezava conosco através da rádio. Perguntou pela Virtes, gostava do sotaque dela. Essa é mais uma demonstração de carinho das tantas que recebemos por onde vamos ou quando nos vêem em Breves.

Terminada essa pequena visita, seguimos para a Comunidade Santa Maria, que nos recebeu com muitas crianças, pistolas e banda de música com bateria e tudo que tem direito. Uma tremenda festa.
Como oficialmente a visita começaria às 15 horas, houve um tempo para que o padre jogasse futebol com os membros da comunidade, perdeu o jogo, mas tava feliz com a brincadeira com os comunitários.

Começamos as atividades na igreja pontualmente às 15 horas, frei Ronaldo saudou o povo e eu fui dar as instruções para a comunidade. Em seguida Givanildo, dirigente da comunidade juntamente com Jorge, coordenador do setor fizeram a eleição da comunidade.
Chovia forte e durante toda a tarde foi assim, uma chuva incessante que não desanimou o povo de Santa Maria. A Igreja lotou, foram muitas confissões, foram 9 batizados e 2 meninos receberam a Primeira Eucaristia. Eu fiz a pregação também na Missa onde as leituras foram maravilhosas, onde o Profeta Isaias dizia que Deus envia sua palavra, mas ela não volta a Ele sem antes germinar e dar frutos e o Evangelista São Mateus nos dá o delicioso ensinamento do Mestre a seus discípulos da oração perfeita, o Pai Nosso.
Pernoitamos ali, seria difícil atravessar novamente aquele estreito onde já havíamos sofrido, era preferível fazê-lo pela manhã com a ajuda dos comunitários.
Depois do jantar nos recolhemos ao barco, mesmo eu fosse ainda cedo já que o dia havia sido bastante cansativo.