quinta-feira, 12 de março de 2009

92 - Viagem ao Mapuá, 2º dia

Segunda-Feira, 2 de março,
Uma igreja construída de “Ave Maria”

A segunda-feira amanheceu chuvosa, aos poucos os comunitários de Santa Rita chegavam para as atividades do dia. Tomamos café da manhã na casa do Sr. Orlando e depois seguimos para a capela. Em procissão os comunitários levaram a imagem de Sant’Ana do barco para a capela e frei Ronaldo saudou a todos e dirigiu uma pequena palestra onde falou sobre os sacramentos e a vida em comunidade. Depois do momento inicial frei Ronaldo passou a atender as confissões enquanto eu pude aprofundar um pouco mais o tema da necessidade do católico receber os sacramentos.
Por volta das 11horas e 30minutos começamos a celebrara Santa Missa. Após a homilia tivemos a celebração de casamento dos comunitários Rubem e Maria Raimunda e logo em seguida o batismo de 8 crianças. Também durante a celebração da missa 3 crianças receberam a primeira Eucaristia junto com o novo casal.
Após na missa e as prestações de contas da comunidade, fomos almoçar na casa do Sr Orlando e seguimos junto com Jorge, coordenador do setor, para a comunidade Nossa Senhora de Nazaré no Lago do Jacaré.

Por volta das 14horas e 30 minutos foi nossa partida, nossa chegada, porém, era impossível de prever, pois havia muitos percalços no caminho. Num braço de rio chamado Bernaldina, ficamos literalmente encalhados entre arvores e mato e foi preciso uma operação de resgate para nos tirar dali. Durante uns 40 minutos, mato foi arrancado, galhos foram cortados e de tanto puxa daqui, empurra de lá, saímos do lugar, aquilo me parecia impossível de acontecer.
Seguimos rio acima e passamos por lugares estreitos até chegarmos ao Lago do Jacaré,um lugar lindo. Eram 17horas e 40 minutos.
A comunidade de Nossa Senhora de Nazaré é formada por mais de 90 famílias, é uma vila enorme para os padrões ribeirinhos, tem duas escolas de ensino fundamental e agora inicia uma turma de 2º grau com 25 alunos, uma vitória para a comunidade que não precisará ver seu jovem indo embora para estudar na cidade ou simplesmente parando de estudar por falta de opção.
Interessante quando foi perguntado aos dirigentes sobre uma possível reforma na capela da comunidade, logo veio a resposta de que pretendem construir uma nova de alvenaria, mas uma senhora dizia e insistia 1ue aproxima capela seria construída de “avemaria”. Pode até parecer engraçado, mas em sua simplicidade ela me disse muito, já que compreendo que ela desconhece o que seja alvenaria, mas com certeza sabe que uma igreja é construída com muita oração, então, me parece justo que uma igreja seja construída de “Ave Maria”.

Faltavam 15 minutos para as 20 horas quando nos reunimos na capela de Nossa Senhora de Nazaré, frei Ronaldo deu as boas vindas a todos e comunicou que nosso objetivo nessa noite era de antecipar algumas coisas porque na terça-feira teríamos um dia cheio. Passou a entrevistar os três casais que receberiam o sacramento do matrimonio e em seguida atendeu as confissões. Em paralelo eu falei sobre a necessidade de viver os sacramentos na comunidade, informei sobre as decisões da assembléia paroquial e o Sr Periquitinho falou sobre sua vivencia em comunidade e o valor disso para a família. Cantamos um pouco entre as intervenções e, por fim, frei Ronaldo deu a benção e saímos para o barco.
Paulo decidiu mudar a posição do barco e colocá-lo próximo a casa onde iríamos jantar, não foi uma boa idéia, ao descer do barco, passando por uma embarcação menor, frei Ronaldo escorregou e caiu no rio, coisa que o aborreceu muito e causou um misto de graça e constrangimento nos presentes.
Nessa noite foi-nos oferecido Carne de boi, carne de jacaré e charque, fiquei eu com a primeira, pois já experimentei jacaré numa viagem ao Rio Aranai e não me agradou e charque é algo que nunca gostei mesmo, no mais tudo foi muito bom e mais uma vez fomos bem servidos.