quinta-feira, 12 de março de 2009

96 - Viagem ao Mapuá, 6º dia

Sexta-Feira, 6 de março,


Mapuá,

sua beleza reflete a beleza de Deus.


6 horas da manhã saímos da Vila Amélia em direção a Bom Jesus do Mapuá, não havia muita gente quando chegamos, aos poucos foram se juntando ao grupo. A comunidade nos parece um pouco desorganizada, desde sua estrutura física onde faltam janelas e portas, até sua liderança que parece pouco ativa.
Frei Ronaldo teve pouca paciência no inicio com a igreja vazia e logo foi atender as confissões, me deixando dar as instruções para a comunidade. Não demorei muito já que a comunidade não faz perguntas e participa pouco. Sr Periquitinho falou sobre as funções dos membros da diretoria da comunidade, em seguida foi realizada a eleição.
Durante a Missa tivemos 12 crianças batizadas e 4 que receberam a Primeira Eucaristia.
Em todas as comunidades que temos batismo, sempre temos muitos Raimundos e Raimundas, Beneditos e Beneditas, Marias de Nazaré e Santanas, esses nomes se repetem insistentemente, mas alguns nomes são bem exóticos, criativos e sem que agente compreenda como foi dado um nome desse a criança, por exemplo, Juriscleidson, Julho ou Mielsima, é de dar pena, mas é sempre criativo o paraense ao dar nome a seus filhos..
Por volta das 11 horas a visita já estava encerrada, logo seguiríamos para o Mapuá Mirim, antes, porém almoçamos na casa do dirigente, Dionorte.

15 horas começamos a visita à comunidade de São Sebastião do Mapuá-Mirim, o lugar é daqueles de paisagem de cartão postal, logo em frente à capela temos a boca do Mapuá, lugar onde o Rio Mapuá se encontra com o Rio Aramã, simplesmente lindo. Num quadro da escola havia uma inscrição, “Mapuá, lugar para se viver, se divertir e ser feliz”, só de contemplar a beleza da reserva florestal a nossa frente já se percebe a mão de Deus agindo nesse lugar. Também na junção dos rios é nítida os traços da arte de Deus na natureza tão bela.

A comunidade é pequena, uma das menores da visita, são apenas 13 famílias, mas muito bonita e organizada, pessoas acolhedoras. Parabéns a Carlão, dirigente da comunidade e para Antonio, coordenador da área e membro da comunidade.
Na celebração na comunidade de São Sebastião foram realizados 4 batizados, inclusive de adolescentes. Também tivemos 1 casamento, de Cléia e Benedito.
A Palavra de Deus nos falava de como podemos perder a graça se não nos mantivermos fiéis a Ele. Que devemos reconciliar-nos com nossos irmãos antes de entregarmos a oferta no altar do Senhor. Aproveitei o momento de reflexão da palavra para falar de como Deus perdoa todas as nossas faltas, menos a blasfêmia contra o Espírito Santo, e como nós somos tentados a cada instante a negar nossa fé, negar nosso batismo em nossa Igreja para seguir falsos pastores.
Na capela de São Sebastião eu pude conhecer alguns dos irmãos de nossa amiga Lucinete, de São José Operário, seu Irmão Naíde, suas irmãzinhas Miriam e Fátima, além de Bruna, sua prima. É bom ir fazendo novos amigos por onde passamos.

Mais uma vez fomos bem servidos no jantar, logo em seguida nos recolhemos ao barco, pernoitamos ali nessa noite para seguir viagem somente no sábado para a próxima comunidade.

Nenhum comentário: