domingo, 24 de fevereiro de 2008

21 - Não Temais!

"Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado."
Mt 28,5


Domingo, 24 de fevereiro de 2008. Dia do senhor.
Hoje foi um dia muito especial, pois pela primeira vez no ano tivemos a possibilidade de reunir nosso grupo d formadores de crisma da Paróquia juntamente com alguns membros da Liturgia e catecumenato. É pena que nem todos foram, mas não faltou-nos nada a não ser essas presenças de amigos.
Desde muito tempo a data estava decidida assim como o local, parecia-me complicado por ser bem distante, pouco mais de 40 km de nossa comunidade, porém ao chegar no local já estava ganho o dia pois o único barulho audível era o barulho das ondas quebrando na praia. Presença de Deus revelada logo na nossa chegada. Presença de Deus realizada logo em seguida com a entrada e entronização no recinto do Santíssimo Sacramento, Jesus presente em forma de Pão, alimento para nosso corpo e nossa alma.

Tomamos café pela manhã e tivemos a chance de nos conhecer mais. parece incrível, mas viver numa paróquia tão numerosa nos torna distantes de pessoas que trabalham na mesma pastoral que trabalhamos. Resolvida essa parte do alimento inicial e das devidas confraternizações, iniciamos a prática do dia com nossa oração.

Conduzida por Lucília foi um belo momento a celebração da misericórdia, utilizando elementos da natureza e símbolos religiosos como Incenso, a Bíblia, a Água Batismal e a Luz. Partilhamos a palavra, rezamos salmos, cantamos e intercedemos uns 0elos outros, culminando com um caloroso abraço da paz ao final da celebração.
Em seguida, de minha responsabilidade, passar um pouco sobre o Documento de Aparecida, difícil é falar em apenas uma hora de uma obra tão rica de detalhes, por isso trabalhei um pouco da introdução e do nosso convite a sermos Discípulos Missionários de Cristo em nossa s comunidades.

A terceira parte do nosso aprofundamento foi conduzida por Sued que nos levou a fazer uma dinâmica sobre relações humanas, agrupamo-nos em 7 pessoas e fizemos um desenho individual numa folha que necessitava de interagir com os outros seis companheiros. Foi interessante, pudemos notar claramente o comportamento de cada um em grupo e na sociedade.

Seguimos falando de Campanha da Fraternidade, com Mariza, que nos apresentou uma boa base da CF 2008 que estudaram na arquidiocese de Vitória. Foi um bom momento para partilhar nossas visões sobre um tema tão polêmico, não porque alguém tenha dúvidas ali em defender a vida, mas porque existem tantos outros que querem criar um distanciamento do pensamento da Igreja de Jesus.

Pouco ates de almoçar eu quis tirar uma foto de dona ANA e uma moça que estavam cuidando de nosso almoço, estava documentando o evento com fotos e elas não podiam ficar de fora.
Eu já tinha atentado para o nome daquela mulher, ANA, e associei ao nome da mãe de Maria Santíssima, sempre digo que é a mãe que cuida da casa, da comida, para que os filhos estejam em paz. Porém, em mais umas dessas "Deusidências" da vida, ao perguntar o nome da moça que ajudava ela disse, meu nome é "Maria Concebida", juro a vocês que cheguei me emocionar com esse detalhe tão significativo que. Não consigo deixar de ver como Deus cuida de cada detalhe desse dia tão especial.
Almoço delicioso, sobremesa feitas por alguma abençoada mãe que me agradou o paladar.

A parte da tarde começou com a Leitura Orante da Bíblia, com Lucimar, que nos introduziu em diversas dinâmicas para que tivéssemos a compreensão do que é fazer uma leitura orante, lendo, meditando, orando e contemplando.

Apesar de toda beleza do lugar e os momentos maravilhosos que ali passamos, começamos a pensar na partida. E nossa coordenadora Isabel nos levou a "Arrumar as Malas com Maria", uma linda experiência feita através do retorno a nossa infância e juventude para rever aquilo que nos agradava e desagradava, e também na nossa maturidade. Para depois de tudo consagrar a Deus através da intercessão da Mão Santíssima todas as nossas carências e nossas conquistas, nossas misérias e nossas alegrias. No colo da Mãe fomos levado à Adoração ao Santíssimo Sacramento e depois a comunhão.
Que belo e santo momento de Tabor. Quando vivo dias assim, eu compreendo o desejo de Pedro de armar as três tendas no monte. Fico feliz de ver tamanha alegria ao final de um aprofundamento.

Que Deus nos abençoe nos guarde, caminhamos para mais um ano de anunciar a boa nova a muitos jovens.


Sobe a Jerusalém, virgem oferente, sem igual,
Vai, apresenta ao Pai Teu Menino -Luz que chegou no Natal.
E, junto a Sua Cruz, quando Ele morrer fica de pé!
Sim, Ele te salvou, mas O ofereceste por nós com toda fé!

Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus: morte e ressurreição,
Vida que brotou de Sua oferta na Cruz!
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação:
Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.

Um comentário:

Unknown disse...

Que benção!
Deus seja louvado e adorado, por suas maravilhas -
com certeza esse foi um domingo abençodo, me senti muito bem ao ler, ao imagimar o local, o som do mar... sem duvida, só o mar pra mim seria uma comunhao com Deus, afinal são tantas as passagens que mensiona o mar que fica impossivel nao associa-lo a Jesus,ao seu amor e a suas palavras.Mas ainda teve muito mais,e com certeza foi tudo muito bom...
Eu tambem quero ter uma barraquinha junto a Jesus.

Beto, mesmo nao te conhecendo pessoalmente vc é muito querido, amado por mim, é uma pessoa linda que tive o prazer de conhecer virtualmente,mas cujo carinho e admiração nao é só virtual - e de coração, parabens DEUS te abençoe mais e mais... FELIZ ANIVERSÁRIO,muita saúde, paz, fé, harmonia, amigos, serenidade, dissenimento, alegrias e amor principalmente amor a DEus.
Beijo com muito carinho e oraçoes,
obrigada por fazer parte da minha vida.
Deus te abençoe!
Viva!!!!!