sábado, 23 de fevereiro de 2008

20 - A missão de Cristo realizou-se no amor

"Aos presbíteros que há entre vós, eu – presbítero como eles e que fui testemunha dos padecimentos de Cristo e também participante da glória que se há-de manifestar – dirijo-vos esta exortação: Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, governando-o não à força, mas de boa vontade, tal como Deus quer; não por um mesquinho espírito de lucro, mas com zelo; não com um poder autoritário sobre a herança do Senhor, mas como modelos do rebanho. E, quando o supremo Pastor se manifestar, então recebereis a coroa imperecível da glória."
(1ª Carta de S. Pedro 5,1-4.)

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008. Cátedra de São Pedro.Vocês não fazem idéia do quanto foi importante essa primeira leitura na missa de hoje, exatamente porque essa foi a semana que mais falamos sobre a necessidade de rezar pelos nosso padres. Isso se deu no nosso cenáculo de quarta-feira e especialmente nas conversas que tive com meu amigo David de Mogi-Guaçu, onde ele pede para rezarmos e cada vez mais a oração pelos nossos sacerdotes.
Quão importante ver nesse dia, que comemoramos a Cátedra de São Pedro, uma mensagem tão clara aos nossos sacerdotes, mensagem tão clara quanto a de Nossa Senhora no livro "Aos Sacerdotes Filhos Prediletos de Nossa Senhora" onde também ela nos falava do zelo necessário para com as coisas de Deus e do cuidado necessário para com seu rebanho.
Tantos e tantos são os sacerdotes que não vivem a profundidade de sua missão, por vezes parecem que perderam a fé em algum lugar de sua própria história. Porém nos cabe ver quanto de responsabilidade temos nisso, será que cuidamos deles, zelamos deles? Isso é uma questão que me faço e faço a todos os católicos leigos.
Qual aparte que nos cabe????
Não vamos permitir que os padres sejam simplesmente seres solitários, abandonados após cumprir sua missão sacerdotal de celebrar missas, batizados, casamentos e atender confissões. Vamos amá-los, vamos cuidar de suas necessidades, para que eles possam ser os primeiros servos em nossas comunidades com mais prazer.

*****

Prazer é o meu de apresentar o Convento da Penha a alguém, hoje foi o dia de mina amiga Tatiane conhecê-lo. Foi á missa comigo nessa data que celebramos 7 anos do falecimento do nosso querido Servo de Deus Padre Nazareno, que por anos foi o responsável pelo Movimento Sacerdotal Mariano no Brasil, até morrer martirizado no interior do Mato Grosso. No dia 22 de cada mês um grupo de pessoas ligadas ao movimento vai ao Convento rezar pela sua beatificação. Hoje encontrei Débora, Ricardo com João Pedro, seu lindo filho, além de outras pessoas. Após a missa, levei Tatiane para conhecer a Fraternidade OraAção, que bom foi ver e sentir que ela gostou demais da obra e sentiu no coração o desejo de ajudar dentro de sua atividade profissional. Quando levo alguém lá é na certeza que ao conhecer irão se apaixonar pela causa como eu sou apaixonado.
****
Para encerrar o dia tivemos reunião de nosso grupo do Projeto Amazônia, masi uma vez estavam presentes eu, a Virtes, Camilla e José, Maria Lúcia não apareceu, é uma pena, mas ela participa pouco de nossas reuniões. Fizemos uma avaliação do REFORMI, nosso sentimentos sobre aqueles dias em Brasilia e todos dizem que sairam de lá diferentes em relação ao PA, pois sentiram o amor do grupo, uma grande experiência no momento de adoração ao Santíssimo, a acolhida maravilhosa que tivemos por parte do pessoal da casa, a benção que foi a presença do padre Manuel em nosso meio e tantas outras coisas. Falamos também sobre a aula do Luiz, partilhamos as questões que foram levantadas naquela conferência virtual e até debatemos sobre a questão do Proselitismo Religioso que foi uma pergunta feita a José por um amigo e le não soube responder. Discordamos em nossos pontos de vista até porque ele ficou mais em defesa de seu amigo, do qual diz que a pergunta não é tendenciosa pelo fato de ser um historiador católico, porém eu ainda não gosto muito da utilização dessa palavra em nosso meio, pois vem sempre com uma carga de maldade implícita, e fico com a palavra do papa Bento XVI quando esteve no Brasil que disse: "a missão de Cristo realizou-se no amor (...). A Igreja não faz proselitismo" Gosto desses debates, assim temos como deixar claro como nos posicionamos enquanto católicos apostólicos romanos verdadeiramente.


"Não é uma ideologia política, nem um movimento social, tampouco um sistema econômico. É a fé em Deus amos, encarnado, morto e ressuscitado em Jesus Cristo, o autêntico fundamento desta esperança que produziu frutos tão magníficos desde a primeira evangelização até hoje"

(Bento XVI)


Nenhum comentário: