domingo, 10 de fevereiro de 2008

13 - Convite para o Grande Banquete

“Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.
(1Cor, 11, 23-16)

Domingo, 10 de fevereiro de 2008, Dia do Senhor. Na noite passada eu tive um sonho e ele foi o mais real dos sonhos que eu já tive na vida, tamanha a clareza das imagem.

Reuníamos em um grupo, num local aberto, em cadeiras individuais, estávamos num circulo, mas as pessoas permaneciam distantes umas das outras.
Eu conhecia cada um dos presentes. Ali estavam pessoas do meu passado e do meu presente, de diversos lugares e situações, porém, todos de igreja.

Em determinado momento alguém me perguntou:

- Como pode ter tanta certeza de que a Igreja católica é a igreja de Cristo?

Sem demora eu me levantei, estava com a Bíblia na mão, mas não a abri apenas a segurava com firmeza e comecei a falar:

- "Nós todos fomos convidados para uma grande festa, um banquete. Aceitamos o convite e estávamos lá festejando, sorrindo, cantando e dançando. Muitos abraços e beijos de saudação até altas horas. Porém, quando chegou a hora da ceia, do banquete para qual nós fomos convidados, muitos se retiraram, não quiseram participar, estavam satisfeitos com a festa da qual haviam participado e saiam isso lhes bastava. Aquele que convidou ao banquete se entristeceu mesmo servindo aos que ficaram e comiam com Ele, demonstrava-se triste e abatido pelos que não ficaram para a melhor parte da festa, o banquete.”

E continuava a falar:

-"É assim a igreja protestante, ela esta próxima da graça, mas não alcança a plenitude da graça por recusar o banquete. Porém assim também são muitos dos nossos irmãos católicos que se fartam nos seus grupos de oração, grupos de pastoral, mas não dão o devido valor a Santa Missa, preferem seus grupos à eucaristia. Triste está o dono da festa com esses.

Quando terminei de falar, o círculo se fechava, as pessoas se aproximavam, não porque andavam, mas suas imagens ficavam mais próximas até que se fundiam umas com as outras, tornado-se uma só.”

Meus caros irmãos e amigos de caminhada, nunca algo na minha vida foi tão transparente e claro.Acordei com a lembrança de uma fala do nosso amado Papa João Paulo II que dizia que os cristãos não católicos estão próximo da graça, mas não estão na plenitude da graça. Tive a compreensão perfeita do que ele dizia.

Tive a compreensão mais nítida da resposta da Oração Eucarística quando dizemos, "Fazei de nós um só corpo e um só espírito". Com isso ficou claro para mim. O sacrifício da missa nos faz únicos e plenos em Jesus Cristo, nada mais nos é necessário, a Igreja só terá força unida na Eucaristia .
Jesus Cristo não pode estar feliz com nossos irmãos católicos que lotam os grupos de oração, tardes de louvor, cantam e dançam, louvam e se alegram, mas deixam de lado a santa missa. Não valorizam o sacrifício da missa. Como podemos nos calar? Exortem vocês
que já tem essa consciência, digam nos seus grupos; Jesus está triste, vocês estão no pecado, pois descumprem o mandamento da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana que nos manda participar das missas dominicais.
Domingo é o da do Senhor, nada pode ser mais importante, nada pode ser mais atraente do que cumprir esse preceito de participar da santa missa.

Acorde você que ainda acha que sua pastoral, seu movimento ou seu louvor é o suficiente, se vive tudo isso, mas lhe falta à missa, você está ficando fora do banquete, mesmo que tenha sido convidado, você se da por satisfeito com algumas migalhas.
Escolha a melhor parte, como Maria de Betânia eu quero ficar ao lado daquele que me convida ao banquete, e você. de que lado quer ficar?

“Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.” (1Cor, 11,28)

Nenhum comentário: