sábado, 16 de fevereiro de 2008

!7 - Não estamos órfãos


"...Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés..."
(Josué 1,3)

Sábado, 16 de Fevereiro de 2008. Boas notícias com relação à ajuda aos missionários tem sido uma constante nesses últimos dias. Fico muito feliz pela Elô que já tem ajuda de sua diocese e de sua paróquia, com a Virtes que tem seu bispo diocesano como grande apoiador e entusiasta da missão.

Hoje tive a benção de receber a promessa de apoio da RCC do Espírito Santo.

Estivemos na reunião do Conselho Estadual da RCC do Espírito Santo, presentes representantes da Arquidiocese de Vitória, além das dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. Também estavam presentes os mais diversos coordenadores de ministérios da RCC.
Chegamos lá quando estavam em horário de almoço e por isso demoramos a ser ouvidos, isso até foi bom para que eu me ambientasse, conversasse com algumas pessoas e também fosse à capela junto com Camilla e Felipe. Fomos rezar na capela, diante do Santíssimo Sacramento durante a oração Deus me concedeu uma palavra que gostaria de partilhar aqui:

“Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado. Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.”

(Atos 13, 2-3)

Fomos apresentar o Projeto Amazônia, feita a apresentação do projeto e demonstrada a necessidade do apoio da RCC local especialmente por ter um representante do estado como um dos missionários enviados, foi feito um momento de oração com muitas palavras de profecia e ciência sendo proclamadas e confirmadas.
Em seguida, além de todo apoio institucional e espiritual, foi decidiu um apoio material também.

A RCC do ES vai colaborar na confecção de panfletos promocionais para a divulgação do projeto.
A coordenação diocesana da RCC em Cachoeiro do Itapemirim prometeu confeccionar 1000 (mil) camisas do Projeto Amazônia para ajudar na arrecadação de verba.
E por fim os quatro conselhos (arqui)diocesanos decidiram em me apoiar financeiramente durante o meu tempo de permanência na missão, prometendo enviar mensalmente um valor que cubra todas as despesas pessoais.
Como comentamos eu e Olga, creio que vamos chegar no ponto de que as dioceses arcarão com essas despesas de permanência dos missionários em Breves e o que o projeto arrecadar será para manter a missão e sua formação, sem ter que se preocupar com despesas pessoais dos missionários. Graças a Deus estamos evoluindo nas nossas relações.

Com relação aos contatos na internet, hoje mais duas pessoas de Breves entraram na minha lista de amigos, pela manhã foi o Lucas, que partilhou comigo sobre a motivação que tem sobre nossa ida para lá como agente motivador dos jovens que hoje não tem perspectiva de futuro. Contou que há um certo desanimo pelo descrédito que els tem, pois a palavra do profeta não é acolhida dentro de sua própria casa. No principio achei que ele estava meio desanimado e sem esperança com o povo de Breves, mas depois percebi que ele é realmente esperançoso, mas sem fugir da cruel realidade que é a que afasta os jovens da igreja.
A tarde, após voltar da reunião com a coordenação da RCC-ES, tive o prazer de conversar com uma moça que é acessora do Ministério de música "A Força da Oração". Simpatia de pessoa, atenciosa e esperançosa de um futuro melhor para a ilha e para Breves e seus filhos. Também é amiga da Virtes, pois conversaram por bastante tempo ontem à noite.
Sou grato a Deus por ter me dado essa visão de que seria necessário criar um elo com o povo brevense, para compreender mais como vivem e o que pensam e esperam.
Bom para nós também que passamos a ter uma nova visão de Breves, isso a partir do povo de lá e não pelo que os visitantes dizem ter visto por lá. Deus começa a nos dar rostos para ver e corações para sentir a alma brevense, quero acolher isso com muito carinho e devolver para Deus o que tenho de melhor através desses nosso irmãos. Sei que meus irmãos de missão tem também esse sentimento e caminharemos juntos para que se cumpra.

"...Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei..."
(Josué 1,5)

Um comentário:

Bruno Diego disse...

Olá irmãos!

Vou acompanhar melhor esse diário!

Estou começando a ficar ancioso para conhecer estes missionários em nossa terra...
...Saibam que estas palavras já são cura e perseverança para a minha alma.
Abraço