quarta-feira, 30 de abril de 2008

32 - Nosso Melhor dia no REFORMI


Terça-Feira, 29 de Abril de 2008. Começamos o dia com Frei Manoel que fez a organização dos dias seguintes em Breves. Falou-nos sobre sua chegada a Marajó e de sua dificuldade de comunicação no início por não dominar bem a língua portuguesa.
Irmã Rita veio partilhar conosco sobre sua missão em Marajó. Cada um de nós contou um pouco sobre sua caminhada na Igreja.

Ainda durante a apresentação, Dom Azcona se juntou a nós e também falou bastante sobre a atuação de Irmã Rita na região. Almoçamos ao meio dia, chegou para se juntar a nós Manoel, coordenador estadual da RCC no Amapá.

À tarde saímos para visitar o sítio Irmã Maria Rafols das irmãs da caridade de Santana que funciona como escola, posto de saúde dentre outras atividades. Chega a receber 385 crianças por dia, que recebem educação fundamental, acompanhamento médico, lazer e alimentação.
Para finalizar a tarde estivemos mais uma vez com o senhor Udo.

“O Salvador de sua família é Jesus Cristo e não você” (Irmã Rita)

Às 18 horas fomos à missa na Matriz de Santana com Dom Azcona e logo após voltamos ao centro de formação para jantar. Logo após o jantar seguimos para um momento de partilha com Dom Azcona. Manoel permaneceu conosco o tempo todo e seguiria para Barcarena com nosso grupo.

Dom Azcona falou-nos de sua história, de sua conversão verdadeira aos 41 anos quando era superior na sua congregação. Falou-nos também sobre sua cidade que sempre suscitou muitas vocações sacerdotais e religiosas.

Mara chegou para se juntar a nós, a convite de Dom Azcona. Veio para falar sobre seu trabalho na organização “La Croce du Sur”. Mara falou sobre todas as atividades da instituição, sobre as crianças apadrinhadas, do reforço escolar. São 110 crianças atendidas atualmente, recebem material escolar, suas famílias recebem visita mensal dos voluntários e se comprometem a visitar a sede da instituição. Além do reforço escolar durante a semana, as crianças voltam no sábado para catequese, praticas de esportes, capoeira, etc...

Falou sobre a campanha Natal sem Fome onde arrecadaram no ultimo ano mantimentos para 1.400 famílias.

Padre Manoel chegou para se juntar a nós e contribuiu como sempre com sua simpatia e simplicidade na fala.

Foi sem dúvida nosso melhor dia no REFORMI.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.