quarta-feira, 30 de abril de 2008

33 - Finalmente em casa

Quarta-feira, 30 de Abril de 2008. Acordamos mais cedo para participar da Santa Missa na Matriz celebrada por Dom Azcona e concelebrada por Frei Manoel.

Após o café na casa paroquial seguimos para conhecer a região portuária, o mercado central e toda área comercial.

Depois seguimos para Jardim Tropical onde está instalada a comunidade da Virgem de Fátima, comunidade extremamente carente que nos registros da prefeitura está dividida como dois bairros, Castanheira e Santa Cruz.

A comunidade é assistida pelas Irmãs de Notre Dame, a congregação da Irmã Doroty. Após a visita fizemos um lanche com as Irmãs Rita e Maria.

Seguimos para a Escola de Educação Infantil Santa Mônica, no bairro Riacho Doce, mantida pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, é considerada uma escola de ricos para os pobres. A escola atende crianças de 3 a 5 anos e para educação especial, atendendo 150 crianças pela manhã e outras 150 crianças à tarde.

Logo após, seguimos para conhecer a casa onde viveremos em Breves. A casa é um centro e pastoral, chama-se Santa Madalena de Nagazaki.

Tem dois quartos, capela, duas salas, dois espaços externos para reuniões, um deles em formato de anfiteatro com capacidade para aproximadamente 70 pessoas sentadas, próprio para celebrações e reuniões com a comunidade local.

O centro pastoral fica entre duas comunidades, Santa Rita e São Benedito, numa região carente de Breves.

De volta, na chuva, almoçamos na casa paroquial, onde fomos brindados com alguns pratos típicos do Pará como Vatapá, Tacacá e Maniçoba.

À tarde, para finalizar o REFORMI, Dom Azcona veio nos falar sobre a relação das pastorais e dos padres com a RCC. Falou-nos também de denúncia profética, da religiosidade e das seitas pentecostais.

“Ó beleza escondida e tão nova, tarde te amei, tarde te amei” (Santo Agostinho).

Pouco depois das 18 horas saímos de barco com destino a Barcarena, seguiram conosco Dom Azcona, Irmã Rita e Manoel. Continuava a me impressionar a simplicidade de Dom Azcona que viaja em rede com todos os demais, ajuda aos outros a amarrar suas redes, atende a todos que o procuram para um aconselhamento ou uma benção. Na madrugada se levanta para rezar o terço. Creio que todos nós tivemos grandes lições de humildade e fé nesses dias em Breves.

A viagem foi tranqüila apesar do barco cheio. Chegamos a Barcarena por volta das 5 horas da manhã da quinta-feira, porém não pudemos deixar a praça do porto, pois ainda não tínhamos um direcionamento.