quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

90 - Assembléia Paroquial

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 2009 aconteceu aqui em Breves a Assembléia Paroquial.

Tivemos a participação dos freis, casas religiosas, Também participaram leigos das comunidades urbanas e rurais.

Dom Azcona também se fez presente durante toda a assembléia, falou bastante sobre a futura paróquia, segunda de Breves, que deve sair do papel ainda no ano de 2009, pois só depende dos encaminhamentos dos padres agostinianos que tem seu capítulo em julho próximo.


Algumas decisões da assembléia eu considero bem positivas como a criação de uma missão itinerante para fazer o trabalho de evangelização e formação no interior.
Um projeto social que visa à organização de uma cooperativa que beneficie jovens e adultos no aprendizado de trabalhos artesanais, porém que seja uma forma de geração de renda para as famílias.

A Criação, ou reativação como foi dito, tendo em vista que já teve aqui durante algum tempo, da Escola da Fé. Se for bem estruturada, com bons formadores, poderá ser ai “o” grande salto de qualidade dessa paróquia, já que todos os movimentos e pastorais pedem mais formação.

Foi proposto e aceito a formação de Ministros extraordinários da Comunhão para o interior, temos 180 comunidades interioranas e em nenhuma delas há Mnistros ou sacrários.

Algumas propostas sociais de apoio especialmente aos ribeirinhos também foram aprovadas, isso é importante, pois esse é um povo que não conta com muito apoio do município e nenhum apoio do estado. A segurança publica não existe, transporte escolar é precário, as escolas da região deixam a desejar em todos os aspectos, os professores e agentes comunitários de saúde não atendem os requisitos básicos para exercer a função que lhes é confiada. Creio que a Igreja Católica tem um papel importante de motivação, organização de comunidades, ter seus representantes dentro das comissões municipais que pressionem o legislativo e o executivo em favor das propostas que realmente favoreçam a comunidade. Se tudo sair como combinado nessa assembléia, as pessoas assumirão esses compromissos como verdadeiros cristãos.

Não vi muitos avanços nas áreas que considero carentes, como por exemplo, as formações dos catequistas, das lideranças jovens e das lideranças de pastorais, existe certo comodismo nestas áreas. No que foi apresentado, ou que tenha sido deixado de fora, os catequistas não são prioridade na paróquia de Sant’Ana, sendo assim continuaremos com nossos catequistas mal formados e mal preparados para conduzir as crianças que buscam a iniciação cristão católica.

Valeu pelo empenho de alguns e pela possibilidade de dar alguns passos rumo a uma modernidade paroquial, mas ainda estamos muito atrasados em relação a outras paróquias da própria Prelazia do Marajó.

Nenhum comentário: