terça-feira, 9 de junho de 2009

122 - Missão em Anajás - Primeiros encontros

Sexta-feira, 05 de Junho de 2009.


Eram pouco mais de 6 horas da manhã da sexta-feira quando eu me levantei e segui para a Igreja Matriz a fim de participar da oração da manhã, ali estavam o Padre Antonio, o vocacionado Maikel e algumas senhoras piedosas que rezavam o santo terço.


Logo após a oração voltei à casa paroquial e logo se juntaram a nós a Irmã Alba, Paulo e Maria Eridan para o café da manhã.


Após o café da manhã seguimos com irmã Alba para conhecer a instituição da qual elas são mantenedoras, a casa Lindo Lar, que acolhe crianças para diversas atividades, desde o reforço escolar até aulas de computação.Por volta das 8 horas já saiamos em visita a algumas casas da paróquia, conhecemos Maria Benedita, dirigente da comunidade São José, pessoa simples e lutadora, demonstra uma grande fé e é uma defensora da Santa Igreja. Sua pequena filha Julys nos acompanhou até a bela capela de São José, através dos trapiches que ligam as estreitas ruas do bairro.

Visitando algumas famílias, rezamos por suas necessidades básicas, convidamos os casais para participar do encontro conosco no domingo à tarde e conhecemos um pouco da difícil realidade local.11 horas encontrávamos com os coordenadores do Grupo de Jovens locais, ouvimos seu modo de proceder, suas dificuldades e realizações e sugerimos também algumas coisas para melhor servir a juventude local.


Almoçamos na casa paroquial e às 16 horas nos encontrávamos com um grupo que está sendo preparado para as Santas Missões Populares, um grupo grande e ativo, eu dei inicio ao momento e oração após os cantos conduzidos por Adriana, também fiz uma pequena partilha da palavra de Deus que está no capitulo 10 de São Lucas onde Jesus envia os 72 discípulos.
Em seguida Maria Eridan e Paulo pregaram para os missionários e deram testemunho de seu modo de agir e de sua missão como casal.


Responderam algumas perguntas e conversaram com pequenos grupos que ficaram ao final.Nesse momento eu estava na Rádio Anajás FM, junto com a irmã Noeli e um jovem chamado Alisson para um programa de rádio que é apresentado pela PASCOM de segunda à sexta-feira sempre às 17 horas.

Nesse programa partilhei um pouco sobre missão, nosso chamado a servir, nosso envio e a possibilidade de todos serem missionários dentro de sua própria cidade.18 horas e 15 minutos, inicia-se Santa Missa na matriz, sem que eu esperasse, após proclamar o Evangelho, Padre Antonio me convidou a mesa da palavra para fazer a homilia.
Ao final da missa, convidou a nós três para que nos apresentássemos à comunidade e convidássemos para as atividades do sábado e domingo.


Seguimos para o jantar e atrasamos alguns minutos para o encontro que teríamos com os membros do núcleo do grupo de oração.

O grupo caminha bem, pouco mais de um ano, sentem falta de formação básica, mas tem uma estrutura que me surpreendeu para um grupo que nunca sequer foi orientado de como proceder.


Nosso momento foi de partilha, os membros ali presentes falaram de suas vidas, seus problemas e também de como foram parar na RCC. Estava conosco irmã Lexy, ela também é Irmã da Caridade de Santana, já esteve conosco em Breves em um retiro para a Pastoral da Saúde da Prelazia do Marajó, setor ilhas, que abrange Breves, Anajás e outras cidades vizinhas.
Ela também nos falou de seu inicio na RCC há 30 anos na Venezuela e de sua alegria de ter aqui um grupo de oração da Renovação.

Faltavam 15 minutos para as 22 horas que ando paramos a reunião, com o coração alegre de partilhar com os irmãos e de nos juntar a eles em seus clamores a Deus.

Ficava ali a promessa de reencontrarmos no sábado às 14 horas no grupo de oração.

Nenhum comentário: