terça-feira, 9 de junho de 2009

123 - Anajás - Sábado cheio de aividades e bençãos

Sábado, 06 de Junho de 2009.

O sábado começou com a Santa Missa na matriz, celebrada por Padre Antonio e com Paulo fazendo a homilia. Nessa missa muitos crismandos participaram, já que logo após teríamos um café da manhã e uma palestra com eles.

Terminada a Santa Missa fomos para o salão com cerca de 60 crismandos, em sua maioria jovens.

Falei um pouco sobre o compromisso que temos com a igreja no sacramento da crisma, recebemos os dons do Espírito Santo e devemos utilizá-los em favor dos irmãos.

Maria Eridan fez uma dinâmica sobre a ação do espírito em nossas vidas e fez com que cada um dos crismandos fizesse o seu compromisso de servir a Jesus na Santa Igreja.
Em seguida encontramo-nos com os catequistas da cidade e do interior, mais uma vez falamos de compromisso, das formas de se trabalhar com as crianças da catequese, da pedagogia de Jesus e de tantos aspectos do Diretório Nacional da Catequese que não são observados em Anajás, Breves ou outra cidade marajoara que facilitaria o aprendizado das crianças.

Após o encontro ainda atendemos alguns catequistas individualmente e nos comprometemos a ajudá-los especialmente no processo de formação.

Almoçamos na casa paroquial, a irmã Noemi almoçou conosco e demonstrou grande alegria por estar em missão em Anajás, eu já havia estado com ela na rádio na véspera, mas somente agora Paulo e Eridan a conheciam.

Após o almoço nem fomos descansar, ficamos conversando na maloca da casa paroquial e como já se aproximava das 14 horas combinamos como faríamos no grupo de oração.

Deu o horário e entramos na igreja, participamos do terço da misericórdia e em seguida o Paulo começou a conduzir o grupo de oração. Eram pouco mais de 80 os participantes que com muita alegria nos acolheram.



Maria Eridan fez a pregação, ela citou a passagem do encontro de Jesus com Zaqueu, o convite que Jesus o fez para que descesse da árvore, pois quisera estar em sua casa hoje.

Maria deu seu testemunho de vida, de como caminhou por muitos anos longe de Deus e da Igreja e que há 15 anos em um grupo da Renovação Carismática Católica teve esse encontro com Jesus, eram 4 de outubro de 1994 e o texto evangélico que a fez se sentir amada por Jesus era exatamente esse, e como Zaqueu ela desceu da arvore de seus problemas e abriu as portas para Jesus.

Em seguida fiz a oração por todos os pedidos que ali foram postos e acolhi os novos e visitantes no grupo inclusive nós éramos alguns desses.

Momento agradáveis vivemos ali com os irmãos, muitas bênçãos o Senhor derramou ali e muitas curas com certeza foram concedidas pelo coração misericordioso de Jesus nessa tarde.


Mais uma vez passamos um bom tempo conversando individualmente com alguns membros do grupo, pessoas que desejavam partilhar conosco.

Por um engano do padre em marcar os horários, acabamos por ganhar alguma folga já que o encontro com os músicos que tocam nas celebrações litúrgicas não aconteceu.

Uma pena por uma lado, pois sentimos que essa é uma área que devemos investir, pois a maioria dos músicos toca nas missas, mas sequer participam da celebração, e o padre deseja uma mudança radical na forma de participar dessas pessoas.

Pude descansar um pouco, tomar um banho e até acompanhar parte do jogo do Brasil com o Uruguai que jovagam pelas eliminatórias da copa do mundo. Enquanto isso Paulo e Eridan foram a sua casa de hospedagem tomar banho e prepararem-se para a noite.

Às 18 horas eu tomava sopa de legumes junto com o padre e as 18 horas e 15 minutos seguimos de bicicleta até a Igreja de Santana, na Prainha, onde participamos da celebração eucarística às 19 horas. Nessa celebração servi de ministro da Eucaristia, conduzi um momento de perdão durante o ato penitencial e fiz a homilia.
Grande abertura o padre tem nos dado e aproveitamos para pregar o quanto podemos sobre a fidelidade a Igreja e a busca constante da vivência nos sacramentos para nosso melhor desenvolvimento espiritual.

Por volta das 20 horas começou o encontro com os jovens no salão paroquial da matriz, enquanto eu ainda está na Prainha, Paulo e Maria Eridan começavam a conduzir esse momento com os jovens.

Quando cheguei ao local Paulo conduzia um momento de profunda oração com os jovens, pediam o Espírito Santo de Deus e faziam deixavam-se lançar nos braços de Deus.

Dei seqüência no encontro convidando a todos os presentes, cerca de 80 jovens e adolescentes, a cantar, dançar em louvor a Deus, conseguíamos uma boa participação e depois de bastante tempo cantado e brinco com duas musicas, entramos na partilha a palavra, onde o salmo 132 nos dizia com é bom agradável paras irmãos viverem juntos e terminava dizendo que sobre esses virá uma benção eterna.

Preguei sobre o compromisso do jovem diante de Deus, da comunidade e da Igreja. Decepcionei-me ao ver que apesar de todos serem batizados e cerca de 90% já terem recebidos a Primeira Eucaristia, são poucos os jovens que recebem a Eucaristia Todos os domingos, menor ainda é o número daqueles que lêem a Bíblia no seu dia-a-dia.



Mas ficou o convite aos jovens, em oração, de comprometer-se mais com as coisas de Deus, de não deixar o tempo passar e não desperdiçar seu tempo com coisas que não darão bons frutos. Melhor “gastar” seu tempo com o único que pode lhe fazer eternamente feliz, Nosso Senhor Jesus Cristo.



Por fim encerramos nossa reunião fazendo uma oração de envio a Irmã Noemi e ao jovem Miguel que à noite sairiam para uma missão no interior. Aliás, quero ressaltar que alem deles, saíram mais três jovens, um vocacionado e mais dois senhores em outras missões no interior. Bonito ver a confiança que o padre deposita nos leigos comprometidos.


Terminado nosso sábado, voltei a aças e ainda partilhei um pouco a mesa com o padre, a Irmã Noemi e Miguel, antes que esses dois últimos saíssem em missão.

Nenhum comentário: