quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

90 - Assembléia Paroquial

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 2009 aconteceu aqui em Breves a Assembléia Paroquial.

Tivemos a participação dos freis, casas religiosas, Também participaram leigos das comunidades urbanas e rurais.

Dom Azcona também se fez presente durante toda a assembléia, falou bastante sobre a futura paróquia, segunda de Breves, que deve sair do papel ainda no ano de 2009, pois só depende dos encaminhamentos dos padres agostinianos que tem seu capítulo em julho próximo.


Algumas decisões da assembléia eu considero bem positivas como a criação de uma missão itinerante para fazer o trabalho de evangelização e formação no interior.
Um projeto social que visa à organização de uma cooperativa que beneficie jovens e adultos no aprendizado de trabalhos artesanais, porém que seja uma forma de geração de renda para as famílias.

A Criação, ou reativação como foi dito, tendo em vista que já teve aqui durante algum tempo, da Escola da Fé. Se for bem estruturada, com bons formadores, poderá ser ai “o” grande salto de qualidade dessa paróquia, já que todos os movimentos e pastorais pedem mais formação.

Foi proposto e aceito a formação de Ministros extraordinários da Comunhão para o interior, temos 180 comunidades interioranas e em nenhuma delas há Mnistros ou sacrários.

Algumas propostas sociais de apoio especialmente aos ribeirinhos também foram aprovadas, isso é importante, pois esse é um povo que não conta com muito apoio do município e nenhum apoio do estado. A segurança publica não existe, transporte escolar é precário, as escolas da região deixam a desejar em todos os aspectos, os professores e agentes comunitários de saúde não atendem os requisitos básicos para exercer a função que lhes é confiada. Creio que a Igreja Católica tem um papel importante de motivação, organização de comunidades, ter seus representantes dentro das comissões municipais que pressionem o legislativo e o executivo em favor das propostas que realmente favoreçam a comunidade. Se tudo sair como combinado nessa assembléia, as pessoas assumirão esses compromissos como verdadeiros cristãos.

Não vi muitos avanços nas áreas que considero carentes, como por exemplo, as formações dos catequistas, das lideranças jovens e das lideranças de pastorais, existe certo comodismo nestas áreas. No que foi apresentado, ou que tenha sido deixado de fora, os catequistas não são prioridade na paróquia de Sant’Ana, sendo assim continuaremos com nossos catequistas mal formados e mal preparados para conduzir as crianças que buscam a iniciação cristão católica.

Valeu pelo empenho de alguns e pela possibilidade de dar alguns passos rumo a uma modernidade paroquial, mas ainda estamos muito atrasados em relação a outras paróquias da própria Prelazia do Marajó.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

89 - I Reavivarzinho – Chamados à Santidade desde crianças



Terça-feira de carnaval de 2009

Nossa terça-feira de carnaval nunca mais será a mesma!!!!!!!!!!!!!!!!


Com grande alegria eu anuncio a vocês quee nasceu bum grande evento para as crianças de Breves, o REAVIVARZINHO.
É visível que devemos fazer um trabalho especifico para crianças em nossa missão no Marajó.
Por mais que pensemos que os adultos são nosso alvo de anuncio, é nas crianças que devemos apostar para que aconteça aqui um NOVO PENTECOSTES.
A Comunidade de São José Operário já nos demonstra isso, o Círio coma Crianças já nos leva a ver isso e agora o Reavivarzinho confirma o desejo que o Senhor colocou em nossos corações de ir ao encontro das crianças e ter o coração puro como o delas.

Mais de 400 crianças se reuniram do Centro de Formação TAGASTE para viver esse momento de graça.

Desde as 8 horas da manhã 4 grupos se revezaram na animação da festa.

Teve de tudo. Musica, dança, teatro de fantoches, historias com os personagens do Sitio do Pia-pau amarelo e da Arca de Noé, palhaços, máscaras, lanche para toda a garotada. Não faltou nada, rezamos e brincamos como deve fazer uma criança católica.

Agradecemos ao Ministério de Artes, a JAR (juventude Agostiniana Recoleta), A Força da Oração e a Cruz do Sul que animaram nosso dia.
Também a todos os jovens e adultos quee nos ajudaram a cuidar dos pequenos “foliões de Cristo”.

Ao final do evento, as crianças se dirigiram para o Ginásio Dom Gregório onde participaram da Santa Missa com os adultos que estavam no REAVIVAR, lá fizeram a entrada com as máscaras de bichinhos da “Arca de Noé” e levaram a faixa do reavivar, prometendo que no ano quee vem voltarão com toda força ao carnaval com Jesus.

88 - XI REAVIVAR– Chamados à Santidade – 3º Dia

XI Reavivar
Chamados à Santidade
"Batizados no Espírito Santo
somos enviados à missão"

A terça-feira de carnaval foi de dia intensa de trabalho, começamos às 8 horas da manhã com o Santo Terço, passamos pelas pregações conduzidas pelo Ministério da RCC de Macapá que passou desde a nossa necessidade de reconhecer Jesus Crucificado como nosso redentor, pelo batismo no Espírito Santo até o envio à missão a qual cada batizado é chamado.

Desde as 9 horas da manhã, frei Ronaldo e frei Paulo atenderam confissões, muitos participantes do Reavivar foram ao Sacramento da Penitência, isso demonstra a vontade de nosso povo de estar junto de Deus e da Igreja.
Durante o dia tivemos momentos fortes, nos intervalos promovemos GOU/GOE, para que os jovens experimentassem essa forma de realizar um grupo de oração. Já temos um GOU na UFPA e pretendemos iniciar GOE em algumas escolas de Breves.


Frei Ronaldo conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, foi outro momento forte. Aqui em Breves à adoração às quintas-feiras é uma dos momentos de maior espiritualidade da paróquia, as pessoas têm o hábito de ir e tocar nos Ostensório, por isso o padre passeia com o Cristo Eucarístico pelo meio do povo, o que é sempre um momento de grande emoção.

À tarde a TV Nazaré, canal 33, passou a transmitir o evento ao vivo, proporcionando assim que muitos pudessem receber a mensagem desse chamado à santidade.


O Ministério de Artes apresentou a coreografia "Olhos no Espelho", mais uma vez encantando aos presentes como já fez em outras apresentações.
No final da tarde, todos se juntaram a criançada que permaneceu até o final do Reavivarzinho foi para o Ginásio Dom Gregório levados pelos personagens “Emilia e Visconde, do Sítio do Pica-Pau Amarelo” e foram acolhidos pelos adultos com um grande aplauso. As crianças, com máscaras dos animaizinhos que foram para a Arca de Noé fizeram essa entrada, mostrando aos pais que todos querem e podem viver um carnaval sadio e com Cristo.

Na sua homilia durante a Santa Missa, nosso pároco, frei Ronaldo, exortava o povo brevense a serem imitadores de Jesus, “se desejas ser o primeiro, seja o servo de todos”, também refletiu sobre a necessidade de sermos discípulos-missionários em cada ambiente que freqüentamos.

Terminada a Missa os Ministérios A Força da Oração e RCC de Macapá se revezaram no palco para fazer a última noite do Carnaval com Jesus.
Assim fechamos o XI REAVIVAR, para nós, missionário do Projeto Amazônia foi uma experiência nova, difícil de conduzir pela falta de recursos humanos e materiais, porém muito gratificante, pois aqueles que se doaram para o trabalho, o fizeram com o melhor dos desejos de servir a Deus.


Nossos agradecimentos a todos que contribuíram os jovens dos mais diversos grupos de Breves, o Ministério de Artes, o Ministério de Música A Força da Oração, a ONG A Cruz do Sul e especialmente a Renovação Carismática Católica do Amapá que enviou 12 discípulos para anunciar Jesus ao povo brevense, Márcio, Bruno, Zaqueu, Carmelina, Edna, Luli, Nazaré, Simone, Edson, Elton, Karina e Francinei.





segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

87 - XI REAVIVAR - Chamados à Santidade - 2º Dia


XI REaViVaR
Chamados à Santidade
Breves Marajó

Noite com Maria


Segunda-Feira, 23 de Fevereiro de 2009.

Noite com Maria, simplesmente emocionante
.


Começamos a segunda noite do Reavivar com a celebração da Santa Missa, nosso pároco Frei Ronaldo Cardoso celebrou e fez uma bela pregação e uma linda oração.

Após a Missa fizemos um terço vivo, um terço luminoso.
As pessoas foram para as arquibancadas e para as laterais da quadra, liberando para os jovens dos grupos JAR, MOJOSAM, JUBIC, COJUPI, JUB e Esperança, que foram as contas do Credo, Pai-Nosso e Ave Maria de cada um dos Mistérios Gloriosos do Rosário.

Oferecemos o terço pelo Reavivar, pelo Reavivarzinho, por todos os “rebanhões” que acontecem no Brasil, por todos que participam dos carnavais de rua, por nossas comunidades e nossas famílias.

Invocamos a presença do Espírito Santo através do Imaculado Coração de Maria cantando a música "Cenáculo de Amor". Em seguida um jovem da JAR acendeu sua vela na vela do altar, pegando a mesma luz que iluminou do sacrifício da Missa para transmitir em oração aos outros jovens. Ele desceu para a quadra onde os jovens dos grupos já estavam formados como num terço vivo e a luz ia sendo transmitida a cada Pai Nosso e Ave Maria rezado pela Santíssima Trindade e em cada um dos mistérios. A cada mistério, rezado pelos Jovens da Milícia da Imaculada, o Ministério de Música A Força da Oração conduzia um canto relativo àquele mistério.


O Terço ia sendo iluminado com suas tochas, cada mistério seguindo as cores do terço missionário, amarelo, azul, branco, vermelho e verde.
Seguimos assim até rezarmos o quinto mistério, terminado esse mistério, entrou uma moça, Nilce, vestida de Nossa Senhora, acompanhada por 10 anjos com velas acesas e o ministério de música entoava um canto de coroação, quando cantávamos “Te coroamos, ó Mãe...” uma criança coroou Nossa Senhora, nos trazendo toda emoção que Deus nos reservou para essa noite. Muitos aplausos, de tal forma que rezamos toda a “Salve Rainha” sob os aplauso da comunidade.
Fizemos o Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria, a Eloisa conduzia e a comunidade acompanhava.

Eu tinha na programação uma pequena pregação, mas era tudo tão lindo que apenas conduzi o momento final de oração. Pedi que cada jovem fosse transmissor da luz que recebeu e nesse simbolismo entregasse a sua vela a uma pessoa da arquibancada nos compromisso de repassarmos a luz que recebemos da evangelização para o nosso próximo.

Foi tudo uma grande benção.

Para finalizar a noite, o ministério A Força da Oração fez um grande Carnaval de Jesus, a festa dessa noite foi da juventude, muitos jovens ficaram festejando até as 22h30min, na expectativa da terça-feira de carnaval quando passaremos todo o dia juntos no Ginásio Dom Gregório e no Tagaste com o 1º Reavivarzinho.

Um carnaval de muitas bênçãos já está acontecendo aqui em Breves.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
!







domingo, 22 de fevereiro de 2009

86 - XI REAVIVAR- Chamados à Santidade - 1º dia

Domingo, 22 de Fevereiro de 2009


XI REaViVaR
Chamados à Santidade
Breves Marajó


Domingo, 22 de fevereiro de 2009

Começamos bem!!!!!!!!!!!!!

Iniciamos esse primeiro dia de REAVIVAR 2009 com um momento de louvor com o Ministério de Música da RCC de Macapá que empolgou e aqueceu o coração e a alma de crianças, jovens e adultos presentes no Ginásio Dom Gregório.

Frei Ronaldo saudou os presentes e os acolheu. Em seguida, Dom José Luis Azcona, nos amado Bispo, nos deu palavras de motivação para esses dias de retiro, convidando o povo a deixar que Cristo REAVIVE em nós o fogo do Espírito Santo, pois o Marajó precisa de missionários que saiam daqui para anunciar a Palavra de Deus.

Em seguida continuamos com o louvor e consagramos todo o evento a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a familia do nosso amigo Nonato trouxe a imagem para o palco, representando toda a familia brevense. Rezamos e nos consagramos, na certeza de que ela intercede por nós junto a Seu Filho Jesus.

Às 20 horas iniciamos a Santa Missa, celebrada por Frei Paulo José que, muito inspirado, motivou a participação no REAVIVAR.Terminada a Missa continuamos com o louvor e até as 23 horas foi festa do mais puro CARNAVAL COM JESUS.

Amanhã a festa continua, é nossa Noite com Maria com a participação de toda a juventude católica brevense.