segunda-feira, 1 de setembro de 2008

52 - Um pouco de tudo

"Eu vejo sempre o lado bom das coisas"
(Santo Hilário)
Segunda-feira, 01 de setembro de 2008.


Na última quinta-feira, Virtes viajou para Macapá onde foi participar do Congresso estadual da RCC do Amapá, no dia 03 de setembro ela segue para Belém onde encontrará com uma família com a qual já viveu um tempo de missão em Rondônia. Ficamos eu e Elô aqui em Breves seguindo nos trabalhos da casa e da missão.
***

Antes de viajar Virtes participou alguns dias da semana vocacional, onde jovens, rapazes e moças, de Breves que buscam uma acompanhamento vocacional, participaram de um encontro organizado por Frei Paulo e que teve um grande contribuição do diácono agostiniano Frei Everaldo, que passou esse mês de agosto servindo aqui na Paróquia de Sant'Ana de Breves. Na sexta-feira eu participei desse encontro falando sobre vocação laical na Igreja Católica.
Dos 16 vocacionados que participaram do encontro, 7 deles não possuíam uma bíblia, então nós fizemos a doação das bíblias a eles, por entendermos que cada um que busca refletir a vocação precisa fazê-la meditando na Palavra de Deus.

Durante a semana também, veio até nossa casa um ribeirinho, conhecido com Tex, e ele sua família, a ele tinham sido prometidas 20 bíblias que Virtes entregou para que levasse a sua comunidade.
Por fim, Antes da viagem de Olga e Virtes com destino a Macapá e de Everaldo com seu destino Espanha, onde faz a conclusão de eu tempo de diaconato, fizemos uma despedida em nossa casa, onde também e reuniram conosco os freis Paulo e Ronaldo para um "delicioso" cachorro-quente com a "melhor" batata-palha que já se produziu. Santo Deus tenha misericórdia, como pode existir algo tão ruim?

Já conseguimos sentir uma evolução no trabalho de formação nos mais diversos grupos que caminhamos. Grupo de oração, catequistas, liturgia, lideranças de jovens. A semana foi bem movimentada com essas formações específicas.Tivemos também a Reunião do CPP, Conselho Pastoral Paroquial. A Elô representou nossa casa, mesmo que eu seja o responsável por essa atribuição, com a ausência da Virtes, precisamos substituí-la nas suas funções e houve algumas coincidências de horários.Como eu já citei antes, há muita sede de Deus aqui, há muita vontade de se saber fazer as coisas da forma mais bem formada. Creio que demos bons passos nesse sentido, as pessoas já estudam e lêem mais a Palavra de Deus.
***
A comunidade de São José Operário esteve agitada também durante o final de semana. Sábado reunimo-nos lá com um grupo de pessoas da comunidade, homens e mulheres, para realizar um mutirão de limpeza do terreno. O mato cresceu muito, especialmente atrás da capela, e realmente precisávamos fazer algo. Marcamos para o próximo sábado à conclusão do mutirão, e no domino convidamos para que outros se juntem a nós.No domingo, após rezarmos o terço com a comunidade, onde distribuímos 50 terços, e Celebrarmos a Palavra da liturgia dominical, tivemos uma distribuição de alguns calçados, cerca de 40 pares, para crianças e mulheres. Esses calçados nos foram doados por um cidadão brevense que tinha a intenção de montar uma loja de calçados, como foi frustrada essa iniciativa, ele optou por abrir uma loja de eletrodomésticos. Sendo assim, esses calçados ficaram guardados por muito tempo, agora ele decidiu doar para que distribuíssemos conforme a necessidade da comunidade onde atuamos. Por ter sido guardado por longa data, alguns calçados não mais serviram, pois o material se deteriorou, mas aproveitamos muitos que estavam em perfeitas condições e isso trouxe alegria para aquela comunidade.Ainda nesse domingo fizemos uma distribuição de mingau que foi doado pela comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Aeroporto. Doaram uma grande quantidade, e esse mingau deu para atender a todos que estavam ali e sobrou para que levassem para suas casas.

A comunidade de Breves também viveu um momento de festa nesse domingo, a inauguração do estádio municipal de Breves. O estádio já existia, foi fechado para reforma há cerca de 18 meses atrás. Anteriormente ele pertencia ao Clube Atalaia, que o negociou com a prefeitura municipal em troca da reforma de sua sede social, que é bem próxima a nossa casa. Terminada a reforma parcial do estádio, e aproveitando as eleições próximas, fizeram a inauguração do estádio ontem com grande festa, trazendo o Paysandu, clube profissional da Capital ara realizar um jogo contra uma seleção de jogadores locais. Nas preliminares jogaram Atalaia e Santa, dois clubes da cidade, esse jogo terminou empatado em 1 a 1, e o jogo principal o paysandu venceu por 3 a 2 a seleção de breves. O estádio estava com bom público e São Pedro colaborou com a festa, já que diminuiu um pouco o calor no final da tarde e o dia ficou nublado.É muito bom ver uma praça de esporte servindo a comunidade, pena que os políticos não pedem a chance de utilizá-las como palanque eleitoral.Por fim, valeu pela alegria da população em geral, agora é esperar pela sexta-feira próxima.
*
Curioso para saber o motivo?
*
Pois bem, aqui em Breves teremos na sexta-feira pela manhã o desfile da independência do Brasil, comemorando o 7 de setembro que é no domingo. Seria normal em qualquer lugar, mas aqui existe uma grande expectativa, todas as escolas têm bandas de fanfarra, ensaiam próximas umas das outras e competem entre si de uma maneira que nunca vi em outra cidade. O quartel do Exército Brasileiro que há na cidade, Tiro de Guerra, promete uma exibição de gala, apresentando uniformes das forças armadas de outras partes do Brasil, que já receberam pelo correio, já ensaiam há mais de um mês para esse desfile. As Ongs “Haren Alde” e “Cruz do Sul” também levarão suas crianças a avenida Rio Branco para o desfile. Vai ser uma grande festa e eu não perderia por nada esse momento cívico e essa competição tão saudável que nos falta nas grandes cidades.
***
"O Amor Exige União"
(Santo Afonso)

Nenhum comentário: