terça-feira, 9 de setembro de 2008

55 - Por que doar uma bíblia para um católico de Breves?


De certo havia aqui uma falta de consciência na utilização da bíblia. Não posso culpar a esse ou aquele. Com certeza há muitos de nossos irmãos aqui que tem condição de comprar uma bíblia, mas essa nunca foi uma prioridade na vida das pessoas. Mesmo nas equipes de liturgia ou no grupo de oração, muitos nunca tiveram uma bíblia. Realmente muitos têm condições de comprar uma bíblia e não compram. Porém o que mais vi aqui são pessoas que gostariam demais de ter uma bíblia e não tem como adquiri-la. Muitos mal sabem ler, mas sentem o prazer de ter o contato com a palavra de Deus.

Emocionou-me a historia de uma das lideranças aqui da paróquia, o nome dele é Raimundo, ele tem uma deficiência visual, só pode estudar até o segundo do ensino fundamental, portanto mal sabe ler, mas ele é coordenador dos coroinhas, é catequista, é Ministro da Eucaristia. Doamos uma bíblia a ele, e quando ele me relatava sua historia de vida ele dizia que dormia com a bíblia para sentir a palavra de Deus junto dele.

Também me tocou muito a historia do sr Antonio, eu o conheci numa viagem nas regiões ribeirinhas, um encontro das CEB’S que aconteceu na comunidade Cristo Rei. Sr Antonio tinha uma bíblia que de tanto molhar já se tinha perdido quase por inteiro, Dela só restavam algumas partes do Novo Testamento. Pedi que ele me procurasse quando viesse a cidade. Duas semanas depois ele me encontrou na secretaria da Paróquia e lá levei uma bíblia para ele. Ele me agradeceu e ali afirmou que poderia fazer o que mais amava, ensinar um pouco da Palavra de Deus a seus vizinhos de comunidade.

Na formação de leitores e comentaristas da liturgia, tive a chance de partilhar com alguns ali e perceber deles à vontade de crescer na leitura da palavra.

A grande dúvida era: COMO LER A BIBLIA?

Sugeri a turma àquilo que já tinha sugerido a algumas mulheres que anteriormente me haviam perguntado isso e se diziam desanimadas de ler a partir do Gênesis, pois não compreendiam e desistiam logo.

Alguns dias antes eu havia ensinado uma formula simples de leitura, rezar com os salmos ao menos duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, ler as cartas católicas, isso é, As cartas de São João, São Pedro, etc... Que são cartas pequenas e instrutivas para a igreja nascente, e também a leitura diária de alguns capítulos dos evangelhos, de forma seqüencial. Esses últimos por serem uma coisa de fácil compreensão, pois já ouvem constantemente nas missas.


Que bela surpresa para mim quando uma dessas mulheres testemunhou na turma que seu marido passou a se interessar pela bíblia e pela missa a partir do momento que ela levou a oração do salmo para a mesa do almoço, diariamente.

Por essas e muitas outras coisas, meus irmãos, que já valeu a pena doar uma bíblia e que valerá a pena doar centenas mais de bíblias para esse povo que tem sede da Palavra de Deus.

Nenhum comentário: