domingo, 24 de agosto de 2008

50 - Uma boa semana

"Ó alma, a ti somente o teu Criador é suficiente! Tudo, além disso, que precisas é mesquinho; só te pode encher de satisfação o que te criou à sua semelhança".
(Santo Agostinho)

Domingo, 24 de agosto de 2008. Dia do Senhor. Dia do catequista.

Essa foi uma semana intensa, pois algumas atividades começarem efetivamente para mim. O que antes era plano começa a se tornar trabalho.
Começamos a formação de liturgia para comentaristas e leitores da região do centro da paróquia de Sant’Ana, que inclui a Igreja Matriz e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Essa primeira turma é composta de 45 pessoas, e devemos terminar essa formação especifica somente no dia 29 de Outubro.
A aula inaugural foi na terça-feira, e traçamos e fizemos uma reflexão do papel do leitor na santa missa e nas celebrações da palavra, da necessidade de termos intimidade com a Palavra de Deus. De treinarmos a leitura e de no preparar dignamente para o serviço da mesa da palavra.
Mais da metade da turma inscrita no curso não tem Bíblia, estamos distribuindo bíblias para esses.
Na sexta-feira, foi a segunda aula, e sob minha responsabilidade tinha de apresentar uma introdução ao Antigo Testamento e falar das diferenças entre as Bíblias Católicas e protestantes.
O tema é rico, mas percebemos que é muita informação em pouco tempo que Frei Ronaldo deseja que passemos. Espero ter conseguido passar pelo menos uma base de bíblia para eles, mas realmente fio na dúvida do quanto consegui.
Pelo menos fico na certeza que ao chegar no tema especifico da liturgia, terei o tempo necessário para trabalhar cada uma de suas partes. Isso me tranqüiliza, tendo em vista que o mais importante é trazê-los a vivenciar mais profundamente a liturgia da Igreja Católica nos seus mais variados aspectos.


Essa semana iniciei como titular das sextas-feiras do programa “Alvorecer com Cristo” na Rádio Breves FM. O programa já existe há três anos e é apresentado de segunda a quarta-feira por Vanderlei Castro, na quinta-feira por João Marciano, que gentilmente nos cedeu a sexta-feira. Basicamente o programa traz orações, músicas, reflexão da palavra e avisos da igreja local. Claro que cada um dos apresentadores tem seu jeito próprio de fazer o programa, não existe um estilo determinado. É bom ter essa liberdade para atuar.
Tive a oportunidade de substituir nossa amiga Socorro na apresentação do programa “Viver em Cristo”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Comunidade FM, uma rádio comunitária com alcance menos que a Breves FM, porém com grande audiência entre os católicos, já que é a rádio com maior número de programas destinados aos católicos. Desde quarta-feira tenho conduzido o programa e devo ainda fazê-lo amanhã, segunda-feira, já que Socorro só deve retornar a Breves na terça-feira.
Para mim foi importante, já que pretendo trabalhar com comunicação aqui na missão, tive um bom laboratório nesses últimos dias.


Nessa semana também iniciamos a formação de lideranças para jovens, a Elô está à frente e eu devo ajudá-la nessa formação. Semana que vem já devo me fazer mais presente junto a esse grupo que reúne algumas das lideranças jovens das comunidades católicas de Breves.

A semana poderia ter sido excelente, só não foi por causa de uma febre que me deu a partir da quinta-feira, e que só senti melhor efetiva no dia de hoje. Na sexta-feira passei mal durante o dia, sendo que Deus me preservou a noite e pude fazer o programa de rádio e a formação de liturgia. Meu sábado foi quase perdido, passei quase o dia todo de cama, só sai por volta das 17:40 para ir ao grupo de Oração da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Mas, para meu azar, caiu uma chuva torrencial e peguei quase toda ela para mim na volta para casa, resultado, a febre retornou com toda força.
Pensava que nem iría acordar bem hoje, isso me preocupava, pois eu tinha assumido de presidir a Celebração da Palavra na Capela Santo Ezequiel Moreno, no bairro de Santa Cruz.
Graças a Deus acordei bem e pude cumprir meu dever coma comunidade.
Por fim, também presidi a celebração na comunidade São Benedito, é a comunidade mais próxima da nossa casa, excetuando-se a matriz.


Para mim foi uma benção poder pregar nessas comunidades por alguns motivos.
A começar pelo tema do dia que é “Tu és Pedro e sobre essa pedra eu edificarei a minha Igreja”. Imaginem a alegria que é para eu pregar esse tema no dia do catequista e com as celebrações sendo animadas pela pastoral familiar?
Maravilha.
Com certeza pudemos fazer uma reflexão sobre o papel dos pais como primeiros catequistas, de responsáveis por apresentar esse Jesus Messias, Filho do Deus Vivo a seus filhos.
Gratificante é sentir a colhida dessas comunidades quando fazemos celebração nelas. Vale a pena servir Deus aqui em Breves como em qualquer lugar do mundo, porém eu O agradeço de ter me enviado até esse povo que a cada dia aprendo a amar e respeitar mais.

"Pai amado, a Igreja é um mistério de fé e de amor. Luz a iluminar os caminhos do mundo. Sinal de Salvação e de Unidade entre os homens. Cristo, teu Filho e nosso irmão, Único Mediador, por ela se entregou. Ajuda-nos, ó Pai, a perseverar no amor e na fidelidade à Igreja, reconhecendo na pessoa do Papa o representante de Cristo aqui na terra, a Pedra sobre a qual Cristo edifica a sua Igreja. Por Cristo no amor do Espírito Santo. AMÉM."

Nenhum comentário: