domingo, 10 de agosto de 2008

48 - Mudanças

"Sua voz macia me acalma
e me diz muito mais do que eu digo
Me calando fundo na alma
Meu querido, meu velho, meu amigo"

Domingo, 10 de agosto de 2008. Dia do Senhor. Semana de mudanças e mudanças drásticas.
***
Terça-feira, 05 de Agosto, deixamos a nossa antiga residência no Centro de Formação Santa Madalena de Nagazaki, no bairro Cidade Nova, para uma casa no centro de Breves. Ela é uma casa simples, de madeira, três quartos, sendo que um deles virou Capela do Santíssimo Sacramento.

Para nós se resolve umas questões que nos preocupava, especialmente com a segurança e a água que abastece a casa. Na questão da segurança me preocupava especialmente o fato das meninas voltarem sozinhas de alguma formação no Tagaste a noite sozinha, numa rua mal iluminada como a nossa. Aqui no centro isso não é um problema, posso ficar mais tranqüilo.

No tocante a água, sempre foi um drama para todos a água de péssima qualidade que é distribuída pela COSANPA naquela área. Não que aqui seja uma maravilha, mas já é melhorzinha, mesmo assim fizemos uma adaptação e tratamos a água em caixas de 500 litros antes de mandar a água para a caixa superior de 1000 litros. Parece uma bobagem para quem está distante, mas a água que nos chegava em na Casa antiga era uma água que cheirava mal e mesmo tratada não era nada confiável.


***

Outra mudança importante foi a saída do Digo da missão, depois de pouco mais de três meses, ele deixou Breves na última sexta-feira, 08 de agosto, com destino a Belém. Lá ele permanece até terça-feira com Padre Manoel, no seminário diocesano, seguindo para São Paulo nesse dia. Pretende passar alguns dias lá na capital paulista antes d voltar a sua cidade, Três Pontas, no sul de Minas Gerais.
Ele deixa a missão aqui no local, mas não deixa o Projeto Amazônia, com certeza passará contribuir em outra área, talvez até ajude as meninas da formação com a experiência vivida aqui no Marajó.

***

Hoje tive minha primeira participação efetiva junto ao grupo de oração da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, participei com eles do canto na missa do dia dos pai, missa da televisão. Aqui a TV Nazaré transmite a missa local às 6h30min da manhã do domingo, e a cada domingo é de responsabilidade de um grupo, como era a vez da RCC eu pude participar com eles. Foi muito bom, o João Marciano é um cara que vale a pena trabalhar com ele, é o tipo de missionário que serve a igreja com zelo de constranger. Paixão mesmo.
Cantei com o grupo quase todos os cantos e especialmente pude cantar na homenagem aos pais “Meu querido, meu velho, meu amigo”. Gostei de poder cantar aos pais, acho que nunca pude cantar para o meu, então fiz em respeito a sua memória e com sentimento de que podíamos ter vivido uma história bem mais bonita se o vício do álcool não tivesse destruído nosso lar. Mas, onde quer que ele esteja, que saiba que o amor filial permanece.
Acho que canto aos pais com tanto carinho até pelo desejo que sempre tive de ser pai. Não me frustra não ter casado, não sei se tenho vocação ao matrimônio, mas me frustra um pouco não ter um filho ou filha, uma criança é uma continuidade nossa. Deus sabe o que faz, que seja tudo conforme a Sua vontade.

***

Depois de servir na Perpétuo Socorro, fomos a nossa capelinha de São José Operário, no bairro Cidade Nova II, ali rezamos o terço e em seguida tivemos a celebração da Palavra. Começa a se definir algumas coisas ali também. O terreno está finalmente todo cercado, a ONG Haren Alde começa aqui implantar no bairro o projeto “Criança Feliz”, que deve atender a principio 30 crianças que freqüentam a capela, se os recursos vierem, pode-se chegar a 50 logo no inicio do projeto lá.

Estamos planejando realizar um dia das crianças festivos na comunidade, mas ainda não definimos tudo, pois pretendemos utilizar um voluntariado jovem da paróquia., Além de pessoas da área de educação física para coordenar as atividades e lazer. Faltam definir algumas coisas. Penso que até o final desse mês tenhamos tudo definido.

***

Alguns rumos começam a se definir na missão que tenho a desempenhar aqui em Breves. No Próximo dia 16 começo a formação para as lideranças dos coroinhas de São Benedito, junto com Eloísa. Vamos tentar organizar um pouco o grupo, dividi-los por faixa etária e despertar novas lideranças que os conduzam.
No dia 19 começamos a formação de leitores e comentaristas da liturgia da região do centro de Breves, Matriz e Perpetuo Socorro. Essa formação inclui o Frei Ronaldo, a Eloísa e a irmã Jullis, além da possibilidade de incluir uma fonoaudióloga.
Também começará a formação para lideranças dos jovens, três comunidades já se comprometeram a enviar representantes, Santa Mônica, Santo Ezequiel Moreno e São Benedito. A expectativa é de atingir mais lideranças dos jovens brevemente, o material é de boa qualidade que nos deixou o Frei Manuel antes de partir com destino a Espanha.
Por fim, devo começar a preparar a formação para ministros da palavra, a pedido de frei Ronaldo. Ele pretende formar pelo menos dois membros de cada comunidade para que assumam a celebrações litúrgicas nas comunidades.
Tem muito trabalho a ser feito aqui em Breves, espero que sejamos capazes de dar esse pontapé inicial. Na graça de Deu continuamos o serviço.

"É necessário ter sempre constantes estas duas virtudes:
A docilidade com o próximo e a santa humildade."
(Padre Pio de Pietrelcina)

Nenhum comentário: