terça-feira, 5 de agosto de 2008

46 - X Encontro das CEB's Ribeirinhas - quinta e sexta

"Seguimos lentamente...

Nossas ruas são rios..."


¨¨¨¨¨¨¨¨


Quinta-feira, 31 de Julho de 2008. “Viagem para o interior”.


há alguns dias, Frei Ronaldo me convidou para participar com ele do "X Encontro das Comunidades Ribeirinhas". Então seguimos para esse encontro hoje. Destino, Comunidade Cristo Rei, Aranaí, ainda dentro da Paróquia de Sant’Ana de Breves.

Saímos de Breves às 13:20 na embarcação Comandante Ramon. Viagem lenta, esse barco tem como destino Macapá, com várias paradas nos ribeirinhos, então nossa previsão de encontrar com o barco Santo Ezequiel Moreno (pertencente à paróquia) é por volta das 5 horas da manhã. Viajamos em barco de linha porque o barco da paróquia não pode ancorar em Breves, em virtude de um naufrágio de uma balsa, ainda não retirada do local, então o arco ficou na casa de Paulo, piloto.

Interessante especialmente observar as crianças pelo caminho, elas, ainda muito pequenas, brincam em seus cascos (pequenas canoas) com a marola produzida pelo barco.


Depois de muito calor, fomos brindados por uma chuva forte ao cair da tarde que ajudou a refrescar o ambiente e a noite já foi bem mais agradável.

*****

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2008. Tudo no barco foi agradável, dede o relacionamento com a tripulação, a relação com os demais passageiros, o jantar de boa qualidade e barato, apenas R$ 3,00. Apenas a lentidão me incomodou um pouco, mas tudo é uma questão de adaptação. 4h40min, passamos para o barco Santo Ezequiel Moreno, pude conhecer os demais membros da família de Paulo que nos aguardavam. Dormimos até por volta das 7 horas e fomos nos encontrar com os demais participantes do evento na capela Cristo Rei.

Lá realizamos uma celebração no estilo do Ofício das Comunidades, em seguida fomos para a casa comunitária fazer a apresentação dos presentes. Cerca de 50 pessoas já estavam ali, com previsão de chegada de mais alguns no decorrer do dia, de momento estão representadas diversas comunidades das paróquias de Sant’Ana de Breves e Santo Antonio de Gurupá.

Depois do lanche, foram divididos grupos de 8 pessoas, intercalando membros das comunidades dentro de sua própria paróquia para avaliar quais os passos que foram dados após o 9º encontro, realizado em 2007. Os temas eram os mais diversos: Planejamento Familiar (Aspectos econômicos); Cidadania (documentação); Oração; Educação; Saúde, Organização das comunidades; etc...

Almoçamos eu e o padre na casa de uma família da comunidade, como sempre, muito bem servidos.

À tarde recebemos o padre Giulio, pároco de Santo Antonio do Gurupá, Prelazia do Xingu, que trouxe em seu barco alguns delegados das comunidades ribeirinhas que faltavam, ultrapassamos assim o número de 70 pessoas no evento.

Após o ensaio de cânticos apresentados pelas duas paróquias, retomamos os trabalhos apresentando o resultado da discussão dos grupos da parte da manhã.

Logo após a apresentação, Frei Ronaldo e Padre Giulio fizeram uma síntese do que foi exposto pelos grupos e convidaram o povo ribeirinho para eu não fiquem somente reclamando do abandono dos poderes públicos, mas que façam valer seus direitos, apontem suas necessidades básicas e se unam como comunidade verdadeira em busca de solução para os problemas que lhes são comuns.

Após o lanche da tarde tivemos mais uma reunião de grupos onde se procurou apontar as necessidades básicas de cada uma das comunidades ribeirinhas presentes e o que lhes é possível para resolver essas questões.

Um dos grupos ficou responsável pela limpeza do local, enquanto os outros grupos indicaram membros para preparar a celebração.

O Jantar foi às 18:00 e às 19:30 reunimo-nos para a celebração Eucarística.

Frei Ronaldo celebrou e Padre Giulio concelebrou.

Em sua homilia Frei Ronaldo destacou o porque Jesus é mal recebido pelos seus que esperavam um messias que dominasse o trono e utilizasse a força e do poder de rei para libertar o povo judeu dos que o dominavam.

Após missa voltamos ao barco Santo Ezequiel Moreno onde passaremos a noite.

******

Nenhum comentário: