segunda-feira, 30 de novembro de 2009

154 - Missão no Municipio de Bagre, Rio Pirarucu

Missão realizada no Rio pirarucu
Comunidade São João Batista
Município de Bagre
Entre os dias 26 e 29 de Novembro de 2009.


10º Curso de Lideranças do interior de Bagre – Paróquia de Santa Maria
Tema: Fé, Vida e Missão


Saímos de Breves na quarta-feira, 25 de novembro, ao meio-dia no barco a motor Arco-Íris, com destino a sede do município de Bagre. Por volta das 15 horas chegamos a Bagre e na casa paroquial fomos acolhidos pelo pároco, padre Casimiro.
Durante a tarde pudemos conhecer os rapazes do ministério de música que seguiriam conosco para a comunidade São João Batista.
Ao entardecer pude assistir o coral de crianças da paróquia que ensaiava para as celebrações do Natal.
Na noite dessa mesma quarta-feira participamos da celebração eucarística na Matriz de Santa Maria de Bagre, presidida pelo pároco.
Quinta-feira pela manhã tomamos café na paróquia e seguida fomos conhecer a obra que está sendo feita na paróquia. Obra grande, patrocinada em sua maior parte por fundos vindos da Polônia, terra natal do pároco. Nessa obra se fundem a nova casa paroquial, salas para eventos, formações e encontros, capela do Santíssimo sacramento, etc.. Um lugar com capacidade para acolher eventos da Prelazia do Marajó e das comunidades locais.
Após o almoço seguimos para o barco da Paróquia, que leva o nome de João Pulo II, conosco seguiram o padre, o ministério de música, pessoas para ajudar na cozinha além de alguns outros jovens da paróquia que seguiam com o intuito de assessorar o encontro.

3 horas de viagem pelos rios da região e chegamos ao rio Pirarucu, Distrito Parnauba, sede do 1º Curso de Lideranças da Paróquia Santa Maria de Bagre.
Fomos recebidos com o calor que é peculiar aos povos ribeirinhos da Prelazia do Marajó, porém era perceptível a falta de estrutura do local para acolher um evento de porte como este.
Com a previsão de cerca de 160 pessoas participarem, era necessário correr para adaptar o local as condições mínimas necessárias para o evento.
O padre Casimiro e Chico, o barqueiro, já experientes nesse tipo de evento, levam no barco alguns acessórios indispensáveis para a ocasião, como fios elétricos, lâmpadas, canos e conexões, além de uma bomba d’água.
Rapidamente todo o equipamento de som, levado pelo ministério de música, matérias de cozinha e outros mais já estavam em terra. Por volta das 19h30min da quinta-feira o jantar era servido e logo em seguida as pessoas seguiam para o barracão onde se daria a abertu7ra do encontro e a apresentação das comunidades e pessoas participantes.





Sexta-feira 26 de novembro, iniciamos o dia com a Santa Missa celebrada por padre Casimiro, seguida do café da manhã.

Passava poucos minutos das 8 horas quando eu preguei sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da comunidade. Conhecer melhor a Palavra” tema fundamentado no Documento de Aparecida, nº 178.

Durante pouco mais de uma hora, falei sobre a necessidade que tem um dirigente ou catequista de conhecer melhor a palavra para conduzir àqueles que Deus lhes confiou, dei ênfase a catequese porque é sensível a falta que ela faz nas comunidades interioranas do Marajó.
Gostei da participação da comunidade que ao final fez algumas perguntas e colocações sobre o tema proposto.

Também fiz uma proposta de uma pequena gincana bíblica entre as comunidades durante toda a sexta-feira, onde eu faria algumas perguntas e as comunidades que alcançassem o maior numero de respostas corretas levariam como premio algumas bíblias que tínhamos para doação. A gincana teve um bom êxito e nela distribui ao todo 20 bíblias.
Outras 8 bíblias foram distribuídas para serem sorteadas entre as pessoas que trabalharam no evento.

Após a minha pregação e um pequeno intervalo, o missionário Rogério Rosa pregou sobre o tema “A Palavra de Deus na ida e na missão da comunidade – A palavra como fonte de espiritualidade e farol no seu caminho e na sua atuação na Igreja”


Após o almoço tivemos o terço da misericórdia, um dos distritos ficou responsável pela condução.
Em seguida tive a oportunidade de falar aos dirigentes e comunitários um pouco sobre liturgia pregando sobre o tema, Palavra de Deus na Vida e na Missão da comunidade – Celebrar a Palavra - Culto Dominical. Pude refletir sobre as carências da comunidade na celebração, a falta de recursos e idéias, indiquei alguns caminhos a seguir para realizar um culto mais animado e atraente, lembrando que apesar da ausência da Eucaristia, Jesus se faz presente na reunião da comunidade e na proclamação da Palavra.

Após a pregação, sugerimos que os distritos organizassem partes das celebrações do sábado e do domingo que ainda teríamos que realizar.

Retornando após o lanche, os adultos seguiram para o barracão onde fizemos uma avaliação do dia e na capela em obras os jovens presentes se reuniram com o missionário Rogério e Tiago, responsável pela Pastoral da Juventude de Bagre, falaram de alguns temas relativos aos jovens ribeirinhos.

Já à noite, após o jantar, tivemos um grande louvor com os jovens, muita animação com o ministério de música.




Sábado, 28 de Novembro, mais uma vez começamos com a Santa Missa.
Esse dia foi mais destinado ao planejamento das comunidades, distritos e paróquia. Sendo assim ficamos com pouca coisa a fazer nesse dia, aproveitamos para conhecer melhor as pessoas.

Após o almoço tivemos o terço mariano e o mesmo problema do terço da misericórdia se deu, as pessoas designadas não sabiam conduzir o terço.
Não foram anunciados os mistérios, os dirigentes estavam perdidos na condução e, por fim, não se rezou a salve Rainha e repetiu-se a oração do creio, mostr4ando a total desinformação dos mesmos.
Mais uma vez se perdeu o sentido didático da oração do terço.

Avaliamos todo o encontro ao final da tarde e a noite teve um “Momento Cultural” onde tivemos dança, musica e um leilão sensacional que arrecadou em poucos minutos mais do que o suficiente para cobrir o déficit financeiro do encontro.












Domingo, 29 de Dezembro, acordamos e fomos ao café da manhã, seguiu-se a Santa Missa de encerramento do 10º curso de lideranças, ficou definido a comunidade que receberá o encontro do ano que vem e a data do mesmo, ultimo final de semana de novembro de 2010.
Após a missa fui levar a Sagrada Eucaristia aos senhores Raimundo e Honorata, dois idosos, ele já cego. São os fundadores da comunidade que nos acolheu e permanecem firmes na fé. Nos abado o padre os atendeu em confissão e no domingo comungaram com muita alegria.

Por volta do meio-dia retornamos a sede de Bagre e à noite participamos da Santa Missa na Igreja Matriz de Santa Maria.

Retornamos no barco Arco-Íris, e amanhecemos na segunda-feira na cidade de Breves.
























Nenhum comentário: