segunda-feira, 16 de novembro de 2009

153 - Missão nos rios Companhiazinho e Jaburu

Missão no Setor Companhiazinho
Município de Breves
Entre os dias 14 e 15 de Novembro de 2009.
Missionários Beto Bernardi e Rogério Rosa



A convite do senhor Tex, coordenador do setor denominado “Companhiazinho” em referência ao rio do mesmo nome, partimos no sábado, dia pela manhã em direção ao Rio Jaburu, cerca de 4 horas de viagem na lancha expressa da empresa de navegação Bom Jesus. Nossa missão era de participar de um encontro que é realizado mensalmente nas comunidades do setor.

Desta vez o encontro seria realizado na comunidade São Paulo. Chegando no Rio jaburu, nos instalamos na casa do coordenador do setor, no sábado a tarde realizamos uma celebração da palavra, presidida pelo missionário Rogério, com a comunidade Sagrada Família. Já ao anoitecer seguimos ao nosso destino, comunidade São Paulo.
Na manhã do domingo reuniram-se naquele local representastes de 10 comunidades, sendo 9 do setor e mais uma comunidade vizinha, chamada São Pedro.

Iniciamos com a oração do santo terço, rezando os mistérios gozosos e durante os mistérios refletindo sobre a família de Jesus como exemplo para nós.

Desde o anuncio, onde Maria Santíssima questiona o anjo, mas aceita a missão confiada de ser Mãe; Passando pelo serviço que Maria presta a Isabel, mesmo no estado de gravidez ela não se furta de fazer os trabalhos daquele a quem ela vai servir; Lembramos a figura de José como pai e protetor da esposa e da criança; Citamos o casal que cumpre a lei e faz ingressar na religião dos seus pais a criança e assim devem proceder os pais católicos, batizando seus filhos na e educando na fé católica. Por fim, a obediência de Jesus, que mesmo sendo Deus, acolhe o modelo de família como modelo perfeito de sociedade e se torna submisso a Maria e José.

Após a oração do santo terço, levamos as crianças presentes a assistir um pequeno filme musical “Cocoricó” da Rede Cultura de Televisão, que através das musicas ensina bons hábitos aos pequenos, Rogério os acompanhou nesse momento.
Enquanto as crianças estavam assistindo ao filme, na capela eu pregava aos adultos e aos jovens sobre o tema “família”, sem deixar de enfocar o problema das drogas, alcoolismo e do avanço do protestantismo que tem dividido as famílias católicas naquele setor.
Após um curto período de convivência com os comunitários e o almoço, retornamos para o rio Jaburu na casa do coordenador, senhor Tex, onde permanecemos até a noite e retornamos no barco São João do Palheta em direção a Breves.
Quero salientar que logo numa primeira parada foi possível observar como avançam os protestantes em nossos rios da região, criando estruturas de pequenas vilas, muito iluminadas com cultos noturnos, realmente atraentes. É de se admirar o trabalho que eles fazem nesse sentido, e nos faz refletir o quanto estamos atrasados nesse quesito.
"Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mat 18,20)

Nenhum comentário: