sexta-feira, 13 de novembro de 2009

152 - Entrevista com Vanuza - Projeto Anjo da Guarda

Entre os inúmeros trabalhos realizados pela RCC Brasil, destacamos um que é mantido pelos membros do movimento de todo o Brasil, e que está sob responsabilidade do Escritório Nacional: A Missão Marajó, que tem como uma de suas bases mais fortes o trabalho com as crianças da Ilha do Marajó/PA, por meio do Projeto Anjo da Guarda.

Esse projeto vem sendo ampliado graças a uma grande mobilização nacional. Nós entrevistamos uma das crianças que está sendo beneficiada pelo trabalho de nossos missionários. Você perceberá o quanto esta iniciativa está transformando a sua vida.

ENTREVISTA

Renovação: Qual é o seu nome?
Vanuza: Meu nome é Vanuza Paulino Soares, tenho três irmãos, sou a mais velha da minha casa e todos nós participamos do Projeto Anjo da Guarda.

Renovação: Quantos anos você tem?
Vanuza: Eu completei 12 anos.

Renovação: Há quanto tempo você participa do Projeto Anjo da Guarda?
Vanuza: Desde o dia que começou, há mais de um ano.

Renovação: Como era sua vida, antes de você participar? Como era o seu dia a dia?
Vanuza: Era assim: eu não tinha nada para fazer, então eu levantava, ia pra escola e depois ficava sem fazer nada o dia todo.

Renovação: Como está sua vida, hoje? O que faz desde a hora que levanta até a hora de dormir?

Vanuza: Eu continuo indo pra escola, depois quando chego tenho atividades na Igreja e tenho compromissos: participo do coral, de artes cênicas, do sopão, do Grupo de Oração, do grupo de adolescente e das reuniões dos coroinhas. Participo, também, das reuniões da Sementinha (Vanuza é voluntária pra cuidar das crianças pequenas), todos os dias eu venho pra Igreja, às vezes até de noite tem coisas pra fazer.

Renovação: Você está feliz em participar da Missão Marajó?
Vanuza: Eu estou feliz sim, tem muitas brincadeiras e atividades, os voluntários e os missionários são legais. Eu sou feliz aqui.

Renovação: A sua participação no Projeto Anjo da Guarda fez alguma diferença em sua família?
Vanuza: Fez sim. A gente conversa sobre o anjo da guarda, tem mais diálogo, a gente vai pra Igreja juntos e meu pai ajuda na Igreja.

Renovação: Qual atividade mais gosta de realizar?
Vanuza: Ser coroinha.

Renovação: Pense em uma atividade do Anjo da Guarda, que você lembra ter sido muito legal. Como foi esse dia?
Vanuza: Foi num sábado, os voluntários Cleidson, Paula, Jomario e Neto fizeram vários recortes de crianças brincando, natureza, casa e outras coisas. Aí eles pediram pra gente escolher um recorte daqueles e depois a gente tinha que dizer por que escolheu aquele recorte e o que lembrava aquela figura, eu escolhi uma família ao redor da mesa, pois me lembrei da minha família, depois disso teve um lanche muito bom, foi macarrão com açaí.

Renovação: Você gostaria de mandar alguma mensagem para sua madrinha Rosângela?
Vanuza: Gostaria de dizer que eu estou muito feliz de ser amadrinhada por ela e que eu gostaria de um dia conhecer ela pessoalmente. Faço um apelo para não acabar o Projeto Anjo da Guarda, porque agora eu tenho amigos, eu participo da Igreja, ajudo cuidar das crianças da Sementinha e sou coroinha. Eu queria agradecer, dizer muito obrigada pelo que estão fazendo pelas famílias e também porque estão construindo lá na Igreja uma cozinha, um banheiro, uma sala e uma varanda pra servir o sopão. Muito obrigada. Um beijo e um abraço da sua afilhada Vanuza.


Ficamos irradiantes por constatar, através desse testemunho da pequena Vanuza, que estamos no caminho certo, de que, verdadeiramente, evangelizar as nossas crianças, aproximando-as do Evangelho de Jesus, é um passo fundamental para que o mundo torne-se melhor e mais humano. Basta que realizemos a nossa missão enquanto cristãos a serviço do Reino de Deus.

Fonte: Revista Renovação, ano 10, edição 58, de setembro/outubro de 2009.

Nenhum comentário: