sexta-feira, 29 de maio de 2009

117 - Novena de Pentecostes - 8º dia

Sexta-feira, penúltimo dia da Novena de Pentecostes que a RCC de Breves promove na capela São José Operário.
Muitos perseveram na oração e na unidade com os irmão de comunidade.

Nesse oitavo encontro, tivemos a estréia de Maria Eridan na condução do grupo. Missionária boa é assim, já chega trabalhando com afinco.


Tudo em familia, dessa vez Paulo pregou para a comunidade orante ali reunida.

o tema do dia foi: "A EFUSÃO O ESPÍRITO SANTO"

E Paulo não perdeu a chance de realizar uma dinâmica com o povo, esse tipo de atividade visual sempre ajuda a fixar a idéia, é bom que seja feito espcialmente para que as pessoas de menor instrução cmpreendam melhor o anuncio da palavra.
Tivemos tendas de oração, em grupos de três, rezaram uns pelos outros, pedindo o batismo do Espírito Santo
Muitas graças virão nesses dias pelo Espírito da Promessa, o "Novo Pentecostes" já está acontecendo em Breves


"Espírito, que desce como o fogo, vem como em Pentecoste e enche-me de novo"

116 - Grupo de catequese no Tiro de Guerra

Algumas fotos novas com o grupo de catequizandos no qartel do Tiro de Guerra de Breves.
Hoje temos 21 inscritos, sendo 20 soldados e 1 reservista. Porém, para nossa alegria, devem se juntar à turma a esposa do Sargento Willian e um funcionário da instituição que deseja também receber os sacramentos.
Nessa sexta-feira,estiveam comigo no quartel do exército a missionária Nice e também Elivalda, catequista de jovens na comunidade São José Operário.
Mais da metade dos catequizandos não possuia uma biblia, por isso presenteamos eles com a Palavra de Deus, também foi entregue a cada catequizando um livro entituladdo "EU CREIO", que traz um resumo da doutrina católica


Até novembro, continuaremos no quartel, partilhando a palavra de Deus e a doutrina da Santa Igreja com esses nossos irmãos, creio que nesse meio teremos boas lideranças jovens sendo formadas.
"Que o senhor dos Exércitos seja sempre louvado"

115 - Novena de Pentecostes - 7º dia

Nosso sétimo dia de Novena de Pentecostes aconteceu na comunidade São José Operário.
Maria Eridan, já no ia de sua chegada, foi apresentada como nova misionária em Breves e falu com a comunidade sobre o motivo de vir depois de seu esposo paulop, de Nice e Ronan, que já completam 50 dias na missão.


Nice conduziu a novena do dia e motivou a comunidade com orações espontaneas clamando o Espírito Santo para que Ele seja guia nas nossas vidas.



"SEREIS BATIZADOS PELO ESPIRITO SANTO", esse foi o tema do dia onde eu pude fazer a pregação falando sobre a Ascenção do Senhor e Su promessa de que nós seremos batizados nõ mais pelo batismo de João, com a água, mas seremos batizados em nome da Santissima Trindade e nosso Advogado será o Espírito Santo.


Frei Manuel Santana participou da Novena de Pentecostes, para nós um motivo de alegria, pela segundaa vez na mesma semana um padre veio ao nosso meio e participou ouvindo, cantando elouvando ao Senhor com todo o povo da RCC e d comunidade São José. Frei Ronaldo, nosso pároco já havia participado do Grupo d oração n segunda-feira.


Num clima de muita descontração, após a benção do sacerdote, todos se saudaram e prometeam perseverar na oração com a comunidade, para que o Espírito santo derrame em profusão seus dons.

"Batiza-me Senhor com Teu Espírito e minha'alma reviverá"

quinta-feira, 28 de maio de 2009

114 - Chegada da nova missionária

Depois de 50 dia da chegada dos novos missionários, Maria Eridan, esposa do missionário Paulo Sérgio, chegou para compor a missão.
Desembarcou no aeroporto internacional de Belém nessa terça-feira, 26 de maio, já bem tarde. Paulo foi recepcioná-la.
A quarta-feira do casal passeou por Belém, participou da Santa Missa na Basilica de Nossa senhora de Nazaré. Conheceram também o Parque Zoo-botâanico e o mercado do Ver-O-Peso.

Ao final da tarde, tomaram o barco rumo a Breves. Na missão não temosmuito tempo para fazer turismo, tem sempre um trabalho a nossa espera.

Quinta-feira pela manhã, finalmente juntou-e a nova misionária a sua nova familia.


Depois das boass vindas dos que já a conheciam na comunidade Javé Chammá, fomos apresentados a eessa nossa nova parceira de caminhada.

Tomamos juntos nosso café da manhã e já partimos para os trabalhos do dia, pois muito há de missão pra se fazer nessas terras e nessas águas do Marajó.
Seja Bem vinda Maria Eridan, nós a acolhemos como familia que somos.

113 - Comunidade SANTA RITA – Boca de Breves – 23 e 24 de maio de 2009.

No último final de semana, em viagem missionária, Elo e Nice participaram da Festa de Santa Rita de Cássia na comunidade de Santa Rita na Boca de Breves.
O texto a seguir é o relato da Elo sobre esse momento:
Fomos convidados pela dirigente da Comunidade Santa Rita (comunidade ribeirinha, situada no setor Boca de Breves, na Paróquia de Sant’Ana), Eliana, para ajudar na Festividade da mesma comunidade que aconteceu no último final de semana. Eu e Nice fomos acompanhadas de um grupo de música que foi também animar a festa.

Saímos no sábado à tarde e em duas horas chegamos à casa onde fomos acolhidos, próximo à comunidade. Ali passamos o restante do dia, sendo que na noite do sábado a Nice conduziu uma formação para músicos e falamos sobre o desejo de Deus para todos nós: “SEDE SANTOS E IRREPREENSÍVEIS NA PRESENÇA DO PAI”. Devido à chuva que caiu na hora que estava marcada a formação, algumas pessoas não puderam participar, pois o modo de locomoção delas são as embarcações pequenas, chamadas “casquinhos”, e como estas não têm cobertura, não havia como as pessoas chegarem até a comunidade.


No domingo pela manhã fomos até a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (aproximadamente 40 minutos de barco), onde fomos buscar a imagem de Santa Rita. Viemos em procissão fluvial, rezando e cantando. Esse foi um momento muito especial tanto para mim quanto para Nice...

Quando chegamos à Comunidade Santa Rita, iniciamos a Celebração da Palavra com a graça de termos levado a Eucaristia para que esta comunidade.
A festividade seguiu com o almoço e com o bingo.

Para Nice, a experiência de conhecer uma comunidade ribeirinha foi muito marcante em muitos momentos. Ela notou o quanto é necessário que a Igreja se faça mais presente nos ribeirinhos, a necessidade da presença de sacerdotes, a necessidade da presença dos sacramentos... E, assim, isso prova o quanto o povo ribeirinho é povo de fé.

A condição com que os ribeirinhos vivem também foi para Nice marcante, devido ao uso da água, que se retira para tudo do rio, muitas vezes sem tratamento algum (para tomar banho, lavar louça, fazer a comida).


E outra parte marcante da viagem para Nice foi conhecer a dificuldade que há nas comunidades ribeirinhas em acesso ao médico. Muitos deles não conseguem ir para a cidade a fim de ir ao médico. E são poucos os postos de saúde que atendem aos ribeirinhos. Por esse motivo, havia na festa uma criança com vários ferimentos por todo o corpo por causa de anemia.


Enfim, para nós duas há uma certeza: visitar os ribeirinhos é uma transformação de vida!

"Santa Rita de Cássia, Rogai por nós"

112 - Novena de Pentecostes - 6º dia

Quarta-feira, 27 de maio, mais uma noite da Novena de Pentecostes
na capela de São José Operário
Esse era nosso 6º encontro de oração, Renata e João Maciano Organizam a parte musical
Idaelson, escolhido para se o dirigente da comunidade São José Operário, sempre ativo todas as noites da novena.

Para Eloisa, essa também é a novena de despedida dela na missão. Iniciamos esssa caminhada missionáia rezando, e encerramos ese tempo juntos também unidos nesse Cenáculo de Oração.



esse 6º econtro teve como tema: "O ESPÍRITO SANTO, DOM DE DEUS", muito canto, muito louvor e um pedido especial para queesse mesmo Espírito venha conduzir nossos passos.



A cada dia sentimos a força daquele que impulsiona nossa missão, é a certeza de que a promessa de Cristo foi cumprida, nós não estamos órfãos,
o Espírito Santo nos conduz.


Rômulo fez a condução nesse dia e João Marciano fez a pregação.


"E passeia no meio do Teu povo, toca o coração do Teu povo, Vem, Espírito de Deus, vem e fica aqui"

terça-feira, 26 de maio de 2009

111- Novena de Pentecostes - 4º e 5º dias

Nessa segunda-feira, 25 de Maio tivemos a realização do 4º dia da novena de Pentecostes na comunidade de São José Operário.
O Tema do dia foi "O ESPÍRITO DA PROMESSA DO ANTIGO TESTAMENTO"
As missionárias, Eloisa eNice estivram a frente do grupo,
Elo pregando e Nice na direção.
A participação da comunidade continua boa, e a cada dia mais e mais levam suas biblias para o grupo.


Já na terça-feira, 5º dia da novena, Maria José dirigiu nessa noite.


O tema do Dia foi: "A CATEQUESE DE JESUS SOBRE O ESPIRITO SANTO"


kely fez a pregação, com muita segurança levou cada um uma mensagem de conhecimento do Espírito Santo através da palavra de Cristo.



Continuamos seguindo reunidos nesse cenáculo de amor, com a intercessão de Maria Santissima, seremos batizados no Espírito Santo e com essa força anunciaremos a todos que Jesus é o Senhor do Marajó


"Quero mergulhar nas profundezas, do Espírito de Deus, e descobrir Suas riquezas, no meu coração"