quarta-feira, 30 de julho de 2008

45 - Jesus Eucaristico em nossa casa



"Queres ter Deus do teu lado?
Simples: põe-te do lado de Deus" (Santo Agostinho)


***


Quarta-feira, 30 de julho de 2008. Hoje é um dia muito especial para nossa casa de missão. Recebemos em nossa capela a presença permanente de Jesus Sacramentado com missa celebrada pelo nosso pároco Frei Ronaldo e benção solene do sacrá

rio.


Com a presença de Jesus Sacramentado em nosso meio, temos a certeza de que a unidade entre os membros da casa será maior e nossa oração muito mais forte. Não que tenhamos algum problema nesse sentido, mas é que sentíamos falta de poder fazer aqui um momento de adoração em comunidade ou mesmo cada um sozinho com Jesus e isso é possível agora.

Agradecemos

a todos aqueles que tornaram possível que isso acontecesse.

Para que nossa alegria fosse completa, logo em seguida à missa, recebemos a visita de nosso bispo, Dom José Luiz Azcona, que, de passagem para Melgaço, nos brindou com sua sempre agradável presença. Junto com ele, frei Paulo. Falou-nos um pouco sobre o congresso nacional da Renovação Carismática Católica, onde foi um dos pregadores. Também falou sobre a participação de Leandro, nosso coordenador, explicando sobre o Projeto Amazônia e sobre a partilha que teve com a equipe executiva do projeto.

Perguntou-nos sobre os projetos em andamento em Breves e quais as nossas expectativas, como sempre nos orientou e nos motivou a seguir em frente.

Pediu ao frei Ronaldo que nos oriente e acompanhe para que permaneça a unidade dos missionários com a paróquia, porém manifestou o desejo de que a casa de missão tenha uns padres missionários, que esteja à disposição do projeto, pois já é complicada a missão dos padres agostinianos aqui, somente três para atender a mais de 170 comunidades ribeirinhas além de atender as mais diversas comunidades da Paróquia de Sant’Ana.

***

Por fim, Segue um relato das atividades passadas que estão postadas em série de fotos.

***

Como já havia citado anteriormente, estávamos vivendo a festa da Padroeira, Sant’Ana. Foram 14 dias de festa, com missa e novena na igreja e um pequeno festejo popular na “barraca da Santa” anexa à igreja, com bingo e leilões patrocinados por comércio, bancos e instituições locais, inclusive nós doamos uma arte sacra produzida pela Virtes que foi leiloada arrematada no valor de R$ 50,00. Em um dos bingos a Elô ganhou um aparelho de DVD que nos será muito útil na casa, já que não tínhamos nenhum.

***

Na sexta-feira, dia 25, Almoçamos na casa paroquial, com os freis e alguns convidados para celebrar o aniversário de Frei Manoel Santana, que nesse dia completava 46 anos.

À Noite, na barraca da Santa, tivemos o “Baile da Rainha da Festa”. Duas moças, uma da representando a cidade e outra representando o interior vendem votos durante um certo período, com a maior parte do dinheiro revertido para a Igreja e uma porcentagem ficando com elas. Nesse dia são apurados os votos e a vencedora recebe uma faixa e uma coroa da rainha do ano anterior, além de um arranjo de flores. A outra também recebe flores e é chamado de princesa da festa, o três desfilam pra um bom público que comprou mesas para o baile.

Nessa noite temos a apresentação de uma banda com o mais variado repertório, especialmente um forró. Também a apresentação de casais de bailarinos de uma academia local.

***

O Sábado, dia 26, iniciou com uma alvorada musical coma Banda “Sol do Marajó”, que veio da cidade de Anajás para prestigiar o evento. Às 8 horas tivemos a Missa campal, celebrada pelo pároco Frei Ronaldo e concelebrada por Frei Manoel Santana, Frei Manoel Fernandes, Frei Paulo, Frei Zezinho e Frei Marlon. Uma autêntica missa marajoara com todos os cantos citando Marajó e seu povo sofrido. Estranhei o fato de nenhuma das musicas se referirem a Sant’Ana, já que em todos os dias anteriores era sempre exaltada a padroeira. A explicação que obtive é que na miss marajoara a exaltação é ao povo, numa linha bem “Teologia da Libertação”.


Logo após a missa solene dos festejos da padroeira, seguiu-se o “Almoço da Família Sant’Ana”, onde nós ajudamos no serviço. Venderam-se nesse dia cerca de 400 convites para o almoço, onde foram servidos Peru à Califórnia, Filé, Açaí acompanhado com Charque, peixe e lingüiça. Durante o almoço tivemos a presença de um ministério de música que cantou músicas católicas e também da MPB, além de um ministério das artes que apresentou uma peça teatral sobre a vida de São Joaquim e Sant’Ana.


À tarde, encerrando os festejos de Sant’Ana, tivemos uma procissão onde nos afirmam alguns que tem a presença de 30 mil pessoas, não confirmo esse número, pois não há uma estatística oficial, porém, posso afirmar que são milhares e milhares de pessoas que acompanham a procissão pelas ruas da cidade e também nas janelas da casas, onde seus moradores enfeitam com balões azuis e brancos e muitas famílias colocam faixas saudando a santa padroeira. Ao final da procissão deu-se a benção pelos freis presentes e encerrou-se a festa com um louvor conduzido por um ministério de música local.

***

Domingo, dia 27, tivemos pela manhã a celebração da Missa na capela de São José Operário, presidida por Frei Manoel Fernandes que se despedia da comunidade com sua última missa em Breves, já que a tarde seguiria rumo a Belém e depois para a Espanha, onde assume a ONG Haren Alde. A comunidade de São José Operário, junto com os missionários e mais alguns amigos da paróquia preparou uma despedida festiva com bolo e refrigerantes.

À tarde ainda fizemos uma despedida para o frei manolo na casa de Ivanilda e Francisco, onde o frei contou-nos um pouco de sua história em Breves.


Às 18 horas, ele embarcou no navio Custódio rumo a Belém. Muitos jvoens da comunidade São Benedito, voluntários da ONG Haren Alde e da ONG Cruz do Sul estiveram presente no terminal hidroviário para se despedir. Um grande sentimento de perda estava nos olhos de cada um ali, por sentir que se distância por um longo período um amigo, um irmão, um pai para muitos nessa cidade.

Ainda no domingo à noite, fizemos uma visita e dirigimos o grupo de jovens da comunidade santa Mônica, MOJOSAM. Continuamos com o firme propósito de criar m vinculo com essas lideranças jovens e lhes dar a formação como nos pede Monsenhor José Luiz Azcona.


***


"E a Ele , em dom perfeito,

Me dei, sem deixar coisa"

(São João da Cruz)

Um comentário:

Rodrigo Rosa disse...

Aí estão meus heróis ;-) Salve salve missionários!! Salve Salve Beto, Digão, Elo e Virtes!!

Queria que vcs tivessem visto tudo que está acontecendo!! Deu vai mudar o Brasil com o exemplo que vcs estão dando!!

Rezo para que um dia eu tenha a mesma oportunidade que vocês estão tendo!!

Todos os dias estarei aki deixando um oi para vcs e lendo o que vcs escrevem!

Hoje mandei para todos os bispos que os conheço os blogs de vcs! Espero que eles tb sejam incendiados pela missão!!!

Rodriguinho