quinta-feira, 24 de julho de 2008

42 - Nossa vida e missão nesse chão

Quinta-feira, 24 de julho de 2008.


Eu muito desejei escrever antes para o blog relatando os meus primeiros dias aqui em Breves, mas precisei responder tantas mensagens dos amigos que me solicitavam que fui adiando.

Dormi pouco na noite que antecedeu minha viagem, logo às 5 horas da Manhã chegaram André, Fernanda e Rogério que me acompanharam até ao aeroporto. Sai de Vitória às 6:20 da quarta-feira, 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, e no colo da Mãe Santíssima tive uma viagem tranqüila até Belém com uma parada no Galeão, Rio de Janeiro.

Cheguei a Belém 12:50 e me esperavam no aeroporto minha amada amiga Márcia e seu marido Benedito.

Almoçamos na casa da família, e mais uma vez tive o prazer de ser presenteado com pratos típicos dos paraenses. À tarde saímos eu e Márcia para comprar algumas coisas que a Virtes precisava para sua oficina de cartões, em seguida fomos à loja dela para buscar as Bíblias que adquirimos juntos na nossa campanha em Vitória e em Belém. Nessa primeira etapa conseguimos adquirir 70 Bíblias e juntando com outras 10 que eu trouxe na bagagem, cheguei em Breves cm 80 Bíblias.


Minha viagem para Breves foi no navio São Domingos, meu excesso de bagagem me fez optar pela viagem no camarote, não é bem uma “Brastemp”, mas, pelo menos, não precisaria ficar vigiando tanta bagagem. Para minha surpresa a viagem demorou um pouco menos que 11 horas, nada mal para quem viajou 14 horas na primeira vez que aqui esteve.

Elô e Virtes juntamente com nosso amado Frei Manolo foram me buscar no porto. Às 8 horas tivemos um café da manhã em nossa casa com os freis agostinianos Paulo, Manoel Santana, Ronaldo e Manoel Fernandes (Manolo).

À tarde recebemos benção de ter sido celebrada aqui em nossa casa a primeira missa na nossa capela, frei Paulo nos deu essa honra.

À noite tivemos o aniversário de ordenação sacerdotal de frei Ronaldo (4 anos), conosco estavam alguns membros do ministério de música “A Força da Oração”, além de pessoas da paróquia mais ligadas a ele.

Sexta-feira, em reunião com Elô e frei Manolo, comecei a conhecer um pouco mais a realidade do trabalho com a juventude da comunidade São Benedito, existe um trabalho com os “coroinhas”, crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, onde fomos chamados a preparar uma formação para seus coordenadores. Visitamos esse grupo no sábado pela manhã.

Ainda em São Benedito realizamos um louvor com os jovens no domingo à noite, com suas lideranças também começaremos uma formação em breve, em conjunto com os lideres do grupo de Santa Mônica que só podemos encontrar na noite de ontem.

No domingo pela manhã tive minha primeira experiência com a comunidade São José, comunidade que somos responsáveis em iniciar e que pretende ser a futura paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Lá tivemos um grupo de Oração que foi conduzido pelo Digão e logo após eu presidi a celebração da palavra.

Em seguida, seguimos pra um sitio com frei Manolo e Manoel Santana no objetivo de encontrar com o pessoal da ONG Haren Alde (Em Favor de...) que estavam num retiro para formação de voluntários, conduzido por Elô e Virtes, lá tivemos a missa de encerramento com apresentação dos novos coordenadores leigos e também do responsável, Frei Manoel Santana que substituirá frei Manolo.

Acontece na paróquia à festa da Padroeira, Sant’Ana, tem a duração de 14 dias e termina n o próximo sábado, sendo assim,algumas atividades estão suspensas por conta da novena de Sant’Ana.

Temos a responsabilidade de trabalhar no almoço da Família de Sant’Ana no próximo sábado e tenho também a incumbência de ajudar a conduzir a procissão a partir das 17 horas, pra mim essa é realmente uma experiência nova.

Recebemos uma visita ilustre por um dia em nossa casa, sr. Totó, que é de nossa familia dede o primeiro REFORMI, em Brasilia. Porém, visita ilustre também trabalha, e logo ele ficou boa parte da tarde lixandro o tronco que servirá de base para o Sacrário de nossa capela.


Para terminar a partilha, comunico que estarei em viagem no interior com frei Ronaldo entre os dias 1 e 4 de agosto para um encontro com as diversas lideranças das comunidades ribeirinhas da região. E também que o próprio frei me convidou hoje para dar formação de liturgia para comentaristas e leitores da paróquia Sant’Ana, começaremos no final de agosto e o material por eles preparado é da melhor qualidade.

De momento é isso, continuo publicando aqui cada passo da nossa missão em Breves para que cada um dos que desejam fazer parte desse sonho de Deus compreenda como é a “vida e missão nesse chão”.

Deus abençoe a todos os que nos acompanham pelos blogs da missão e do projeto, assim como os que contribuem com sua preciosa intercessão.

Inquieta-te e busca!

Inquieta-te e busca!

(santo Agostinho)

2 comentários:

Unknown disse...

AMIGO, ESTOU REZANDO MUITO POR VC, FICA COM DEUS E SEJA MUITO FELIZ , QUE NOSSA SENHORA DÊ A VC TODA A PAZ ,FELICIDADE, SAÚDE TUDO QUE VC PRECISAR DURANTE ESSA SUA MISSÃO ...BEIJOS E FICA COM DEUS.

Unknown disse...

Ei, meu amiguinho! Deus abençoe seu SIM. Deus abençoe todos os missionários!

"Venho Senhor me ofertar,/A minha vida consagrar./Quero renovar o meu sim./Que a tua vontade se faça em mim./Renova Senhor minha vocação.
Um consagrado para amar,/Um consagrado pra se doar./Um amor que tudo suporta,/Um amor que não dá pra improvisar.
Um consagrado para amar,/Um consagrado pra se doar./Um amor que não busca interesses seus,/É o mais puro amor, o amor de Deus!"

Grande beijo.
Lena