sexta-feira, 7 de maio de 2010

187 - Um barco para preparar os caminhos do Senhor

Texto publicado no site da RCC Brasil, no aniversário de 2 anos de Missão Marajó.

Um barco para preparar os caminhos do Senhor

Quando iniciamos a Missão Marajó, em Breves, uma das primeiras experiências que muito nos marcou foi viajar por vários dias nas comunidades ribeirinhas. A realidade dessas comunidades na verdade deixou nossos corações inquietos.
Doeu em nossos corações quando tomamos conhecimento que essas comunidades recebiam a visita dos sacerdotes somente uma vez durante o ano, e ainda nos doeu saber que eles tem Jesus Eucarístico somente quando o sacerdote vai.

Com essa realidade começamos a sonhar. Sonhar algo que nos parecia um tanto impossível adquirir, um barco para poder visitar essas comunidades com uma equipe de missionários para dar formação para Ministros da Palavra e da Eucaristia, para que essas comunidades possam ter Jesus Eucarístico pelo menos aos domingos nas Celebrações da Palavra. Não somente formação para ministros, mas para todas as lideranças ribeirinhas.

Sonhamos e rezamos, durante muito tempo. Rezávamos todos os dias no terço da misericórdia, confiando este sonho no coração de Jesus, Ele, mais do que nós, conhecia e conhece a realidade em que vivem as nossas comunidades ribeirinhas. Somente o Senhor sabia o desejo do nosso coração de levar este projeto que foi chamado de São João Batista (preparar os caminhos do Senhor) para que Ele pudesse chegar lá em Corpo, Sangue, Alma e Divindade .

Para os que não sabem são muitos os nossos irmãos que vivem somente da religiosidade popular porque Jesus Eucarístico é pouco apresentado, é alguém quase desconhecido por eles. Nós falamos de uma realidade que vivemos aqui em Breves, somente na nossa paróquia de Sant’Ana temos 180 comunidades sem Jesus Eucarístico. Em outras paróquias é a mesma realidade, as visitas acontecem uma vez ao ano, com este projeto poderemos levar este Jesus a ser conhecido, amado e adorado através da Eucaristia e da Palavra.

Em julho de 2009 eu estive com Eloisa e Dom Azcona representando a casa missionária no congresso nacional da RCC onde aconteceu o lançamento do vídeo da Missão Marajó. Ao falar da realidade desta terra de missão, meu coração desejava pedir um barco pra levar Jesus Eucarístico ao nosso povo, movida por este desejo fiz o pedido e várias pessoas manifestaram o desejo de ajudar na compra do barco.

Hoje este sonho torna-se uma realidade que nos emociona, reanima nossas forças e nos faz ser mais apaixonados pelo Senhor e pela missão. Vale a pena cada lágrima derramada, cada dor sentida, cada noite mal dormida. Vale a pena se consumir pelo Reino. O Senhor sempre nos dá a resposta, por vezes Ele nos surpreende com as graças que derrama sobre nós. E mais ainda: nos surpreende de ver como Ele confia à nossa fraqueza tamanha missão.
Sabemos que esta graça não é e nem foi somente com o esforço de poucos, mas com a ajuda e as orações de uma multidão por esse Brasil que intercedeu e intercede pela Missão Marajó.

O barco que hoje pertence à Missão Marajó da Renovação Carismática Católica, foi adquirido com doação da AJUDA A IGREJA QUE SOFRE (AIS) na pessoa do Senhor Ulrich Kny, Departamento para a América Latina. Neste processo de negociação agradecemos também a Gilberto Gomes Barbosa (Obra de Maria); Dom Azcona Bispo, do Marajó; frei Ronaldo Cardoso, pároco de Breves; Marcos Volcan e Marcio Zolin nossos representantes por parte da RCC.

O destino do barco é a Missão São João Batista, parceria nossa com a Paróquia de Breves, missão que pretendemos dar inicio o mais breve possível!

Virtes Romani

Nenhum comentário: