quinta-feira, 6 de maio de 2010

186 - Frutos dos dois anos da Missão Marajó

Frutos dos dois anos da Missão Marajó

A Missão Marajó é o rosto expressivo de Pentecostes, porque nela se realiza o mandato da Igreja para os nossos tempos: ser discípulos missionários olhando para o irmão próximo que necessita de ajuda. Ser missionário no Marajó é viver o Novo Pentecostes, porque é estar imbuído da força do Espírito Santo que reanima a cada momento e traz novas idéias. Ser missionário no Marajó é, ainda, enfrentar bravamente desafios dentro e fora de casa e vibrar a cada pequena vitória; é não pensar em si mesmo, nas dificuldades locais, na saudade dos seus, mas viver cada dia em doação para o irmão.

Os dois primeiros anos da Missão Marajó foram marcados por grandes e pequenas, porém, marcantes, modificações na realidade local. No início com poucos missionários e hoje já com 12 pessoas que dedicam suas vidas e seu tempo em favor do próximo, as atividades vão avançando e algumas tomando novos rumos.

Capela São José Operário

“Não vou à Igreja porque é muito longe” e “Vou a essa igreja aqui do lado (igreja evangélica protestante) porque é mais perto, mas eu sou católico” foram relatos que os missionários ouviram de moradores do bairro onde hoje se encontra a Capela São José Operário. Diante de dificuldades, como falta de estrutura física, falta de recursos financeiros e principalmente falta de pessoal, o bairro Cidade Nova II, da cidade de Breves/PA, não era abrangido pela Igreja Católica. Sendo, ainda, um bairro de difícil acesso, devido à violência. As atividades da comunidade de São José Operário foram iniciadas em uma pequena e antiga casa de madeira que já estava no terreno que foi adquirido pela paróquia. Em conjunto com colaboradores da paróquia e membros da ONG Haren Alde (organização pertencente à Ordem dos Agostinianos Recoletos), os missionários iniciaram as celebrações dominicais e atividades com crianças do bairro. Aos poucos, a casa foi se tornando pequena para o número de pessoas que passaram a participar das celebrações. Por isso, foi construída uma maloca (barracão) para acomodar os comunitários. Em pouco tempo, já não havia mais espaço na maloca e já estava sendo construída a Capela de São José Operário, que foi inaugurada em 01 de maio de 2009, celebrando também o primeiro ano de existência da comunidade e o dia de seu padroeiro. Ainda junto com a construção da capela, foram sendo estruturados a equipe de coordenação da comunidade, as pastorais e movimentos para o andamento das atividades. Hoje a comunidade funciona com Catequese, Crisma, Batismo, Grupo de Adolescente, dois Grupos de Oração da RCC (sendo um deles de jovens), Pastoral da Esperança e os projetos sociais com diversas oficinas de artesanato que geram renda para as famílias da comunidade. O bairro Cidade Nova II é um dos bairros da cidade de Breves que sofre pela falta de infraestrutura na distribuição de água. É preciso buscar água em poços para o sustento da casa. Pensando nas melhorias de condições de saúde, foi construída na área da Capela uma estrutura de caixa d’água que fornece água de boa qualidade aos moradores da região. Essa construção foi financiada pelo governo de Navarra, Espanha, através dos esforços do Frei Manoel Fernandez, atualmente responsável internacional pela ONG Haren Alde. Ainda na área da Capela, através das doações do Projeto Anjo da Guarda, foram construídas outras salas, nas quais funcionam a cozinha e a biblioteca, e dois banheiros. As transformações ocorridas no bairro são notáveis, há mais vida e liberdade para os habitantes, que formam família e se reúnem na casa do Pai.


Projeto Anjo da Guarda

O Projeto Anjo da Guarda hoje sustenta grande parte das atividades realizadas na Capela São José Operário. Estão incluídas nas atividades desse projeto: aulas de reforço escolar, aulas de violão, inglês, artesanato (decoupage, biscuit, pintura em tecido, fuxico, cartões artesanais), atividades recreativas, distribuição do sopão, visitas às famílias. Com mais de 200 padrinhos, são atendidas 53 famílias, que recebem um olhar especial dos missionários e voluntários que realizam as visitas e verificam as maiores necessidades de cada família e com o que é possível colaborar. Todas as crianças cadastradas no projeto ganharam o uniforme escolar e muitas delas o material para a escola.


Rádio Santana AM

Um grande sonho se realizou no início de 2010, um sonho sonhado por Deus para alcançar tantos irmãos que pouco têm acesso à formação e informação. A Rádio Santana, parceria entre a RCC Brasil, Prelazia do Marajó e Paróquia de Sant’Ana de Breves, entrou no ar e hoje conta com programação inteiramente católica. Muitos desafios foram encontrados durante todo o percurso de encaminhamento da rádio, muito suor gasto por parte dos missionários, do Escritório Nacional da RCC, da Prelazia do Marajó e da Paróquia de Sant’Ana. Mas hoje é possível dizer que valeu a pena todo o esforço, pois através da rádio muitas conversões poderão acontecer e muitos irmãos poderão beber das águas do Espírito Santo.

Barco

Nosso projeto está em fase de conclusão, já temos sinal verde para aquisição do barco através de uma doação da AIS – Ajuda a Igreja que Sofre. Durante o Congresso Nacional da RCC em julho de 2009, a missionária Virtes Romani fez o pedido de ajuda para a compra de um barco devido à grande dificuldade que temos em alcançar os povos ribeirinhos sem uma embarcação própria. Através do nosso irmão Gilberto da comunidade Obra de Maria, chegamos ao contato com a AIS na Alemanha. Dom Azcona intermediou o contato e o agora firmamos um contrato de intenção de compra do barco. Muito em breve o Projeto João Batista (projeto de evangelização e formação itinerante nas comunidades ribeirinhas) estará nos rios do Marajó, alcançando lugares onde nunca antes a Igreja alcançou.

Formações

Diversas são as atividades dos missionários na área de formação. Para a glória de Deus, a Renovação Carismática Católica no Marajó contribui na formação das mais diversas pastorais e movimentos, Catequese para a Eucaristia; Catequese para o Sacramento do Crisma; Batismo; Pastoral Familiar; Milícia da Imaculada; Pastoral Litúrgica; Voluntariado; além das mais diversas formações da própria RCC.

Afuá

É percebida em toda a Prelazia a ação da Missão Marajó em Breves. Outras paróquias solicitaram a presença dos missionários em sua localidade. Durante os dois anos de existência do trabalho missionário da RCC no Marajó, foram também alcançados os municípios de Bagre, Anajás e Afuá. Neles foram desenvolvidas atividades para jovens, formações para lideranças, oficinas de artesanato, Revoada Missionário com visita de enfermeiros voluntários, além do trabalho especifico com Renovação Carismática Católica. Vendo, então, a necessidade de ampliar o trabalho da RCC no Marajó, em acordo com o Bispo local, Monsenhor José Luiz Azcona, foi escolhido o município de Afuá. A nova casa missionária foi estruturada pela paróquia de Afuá, que se organizou para a chegada dos missionários. Beto Bernardi, Rosiane da Caridade Silva e Anderson Nunes compõem a casa de Afuá. O município de Afuá é localizado na região norte do Arquipélago do Marajó, possui 32.633 habitantes, segundo a estimativa da população realizada pelo IBGE em 2009. Grande parte da população vive na área rural e dedica-se à pesca, extração de madeira e palmito de açaí. Conhecida também como Veneza Marajoara, a cidade de Afuá possui encantos naturais que se contrastam com as dificuldades da realidade social. O início da missão em Afuá é mais uma prova do grande desejo de Deus de que a RCC alcance todo o Marajó e toda a Amazônia, levando a cultura de Pentecostes.
São muitos os frutos da missão, a ousadia de profeta que tem nosso Bispo do Marajó contagia a todos nós e a liberdade do Espírito nos conduz a cada dia a situações novas dentro da missão. Com Dom Azcona, nos tornamos mais ousados na certeza de que tudo isso é projeto de Deus para o Seu povo que necessita de um Novo Pentecostes.

Beto Bernardi
missionário

Nenhum comentário: