sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

75 - Cenas de Guerra em Breves???????

Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2008.

Uma tragédia anunciada?

Sim, uma cidade onde a maioria das casas é de madeira, todas bem próximas umas das outras, instalações elétricas precárias.


Uma cidade cercada de rios por todos os lados, porém ondo o povo não tem água potável de qualidade e mesmo essa água é racionada pela companhia de saneamento.

Uma cidade que não tem Corpo de Bombeiros apesar de ter quase 60 mil habitantes residentes na área urbana mal estruturada.
Aconteceu o óbvio, a partir de um curto-circuíto em um pequeno mercado por volta das 3:40 da manhã de Natal, Um grande incêndio se desencadeou, causando uma verdadeira cena de guerra em todo um quarteirão da rua Capitão Assis.
Saldo dessa tragédia: 1 Mercado destruido pelo fogo e quase toda sua mercadoria; 1 depósito de móves e eletrodomésticos de uma loja da cidade, perda quase que total. Se não pelo fogo, mas pelo saque que se seguiu ao inicio do incêndio; 1 Fábrica de sorvetes, nela duas máquinas de produção, sendo uma dessas nova e ainda não paga, e 15 frezeres, com ceteza, além dos danos materiais, seguirá o drama social, pois muitos empregos serão perdidos.
Cerca de 20 residências de diversos tamanhos totalmente destruidas, delas saiam pessoas que perderam tudo, desde móveis, roupas, documento e, quem sabe, sua própria história.

Tristeza e desolação, tudo é o que restava quando fomos ao local para documentar esse fato histórico e chocante.

O que fazer por esse povo que tinha tão pouco, mas que hoje não tem sequer um abrigo?

Dói em nossas almas ver essas cenas, ver as pesssoas sem rumo, querendo acordar desse pesadelo.
Ainda nem sei o que eu posso fazer, apenas rezei por eles, na celebração em nossa capela na comunidade São José Operário e hoje em nosso programa de rádio eu só consegui pedir para que as pessoas buscassem a Deus como refúgio.

Amanhã nos reuniremos como paróquia para dar rumos a essa necessidade que agora surgiu.
Um povo que precisava de quase tudo, hoje nem sequer tem uma identidade.
Cenários de guerra, uma grande bomba caiu no coração de Breves e atingiu sua alma.
E você, pode ajudar a esse povo?

Nenhum comentário: