segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

77 - Casamento Comunitário

A Comunidade de São Benedito realizou um casamento comunitário no último dia 20 de Dezembro de 2008, sábado.
Foram 17 casais que celebraram o Sacramento do Matrimônio.
Casais que já viviam juntos, uns a 2, 6, 12 e até 20 anos.
A maioria deles tem filhos e muitos já vinham tendo uma caminhada na Igreja.
Chegou a hora de assumir o Matrimônio, de uma forma bem compreendida e com responsabilidade.
Foram Vários encontros preparativos dos quais eu e Virtes tivemos a graça de contribuir em dois deles, pregando sobre o "Relacionamento Familiar" e também "Afetividade e Sexualidade"
Queira Deus que muitos outros casais desta cidade mirem-se nesses exemplos e em breve assumam o matrimônio. Acreditamos que a família é a base para uma sociedade mais justa e participativa.

Acreditar na família nos faz dedicar muito tempo de nossa missão anunciando uma visão mais cristã para o povo de Breves. Tendo como exemplo a Sagrada Família, esperamos que cada Mulher se mire no exemplo de Maria, e sua entrega seja absoluta aos projetos de Deus. Que cada homem tenha a coragem e o desprendimento de São José que cuidou de cada momento da sua esposa e do filho, não permitindo que nenhum mal viesse a atormentá-los.
Por fim, que cada filho seja como o menino Jesus, que assume a obediência como forma de manter a unidade da casa.

Parabéns a todos esses casais que nos fizeram acreditar que é possível resgatar os mais puros valores familiares.


Abençoa Senhor as famílias, amém!
Abençoa Senhor a minha também.


domingo, 28 de dezembro de 2008

76 - Celebração de Natal na Capela São José Operário

Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2008. Celebramos nosso Natal na Capela de São José Operário. Para nós um dia muito especial, não só por celebrarmos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas também porque era dia da primeira apresentação do nosso coral infantil.

Algumas pessoas colaboraram muito nesse inicio de caminhada do coral da comunidade São José Operário. Esse ai é nosso irmão, Seminarista Pedro, brevense, atualmente estudando filosofia no seminário Santa Maria Mãe da Igreja, seminário maior da Prelazia do Marajó.

Paulinha, pessoa que nós amamos desde que chegamos aqui na missão. Se colocou inteiramente a disposição para ensinar as crianças a cantar, e o fez com extrema dedicação e qualidade. Muito se deve a ela se realizamos essa apresentação agora.
Andresa, outra pessoa fabulosa que Deus colocou em nossas vidas. Já esteve conosco em outros momentos e mais uma vez se junta a nós nesse novo projeto.


Por fim, cada uma das 16 crianças que iniciaram esse projeto, sabemos que é apenas o primeiro passo de algo muito grande que Deus nos dá. A cada uma dessas pequenas criaturas que Deus nos deu de presente, queremos dizer que amamos muito, muito, muito. E se houve qualquer sacrificio nessa nossa missão, por elas valeu cada um deles e garanto que faríamos tudo novamente.


Que o Deus Menino nasça no coração de cada um que nos acompanhou através do meu blog no ano de 2008. E suscite nesses corações o desejo de ser missionário.

Em cada um de nós, renove a cada dia o desejo de servir na sua igreja que sofre no Marajó.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

75 - Cenas de Guerra em Breves???????

Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2008.

Uma tragédia anunciada?

Sim, uma cidade onde a maioria das casas é de madeira, todas bem próximas umas das outras, instalações elétricas precárias.


Uma cidade cercada de rios por todos os lados, porém ondo o povo não tem água potável de qualidade e mesmo essa água é racionada pela companhia de saneamento.

Uma cidade que não tem Corpo de Bombeiros apesar de ter quase 60 mil habitantes residentes na área urbana mal estruturada.
Aconteceu o óbvio, a partir de um curto-circuíto em um pequeno mercado por volta das 3:40 da manhã de Natal, Um grande incêndio se desencadeou, causando uma verdadeira cena de guerra em todo um quarteirão da rua Capitão Assis.
Saldo dessa tragédia: 1 Mercado destruido pelo fogo e quase toda sua mercadoria; 1 depósito de móves e eletrodomésticos de uma loja da cidade, perda quase que total. Se não pelo fogo, mas pelo saque que se seguiu ao inicio do incêndio; 1 Fábrica de sorvetes, nela duas máquinas de produção, sendo uma dessas nova e ainda não paga, e 15 frezeres, com ceteza, além dos danos materiais, seguirá o drama social, pois muitos empregos serão perdidos.
Cerca de 20 residências de diversos tamanhos totalmente destruidas, delas saiam pessoas que perderam tudo, desde móveis, roupas, documento e, quem sabe, sua própria história.

Tristeza e desolação, tudo é o que restava quando fomos ao local para documentar esse fato histórico e chocante.

O que fazer por esse povo que tinha tão pouco, mas que hoje não tem sequer um abrigo?

Dói em nossas almas ver essas cenas, ver as pesssoas sem rumo, querendo acordar desse pesadelo.
Ainda nem sei o que eu posso fazer, apenas rezei por eles, na celebração em nossa capela na comunidade São José Operário e hoje em nosso programa de rádio eu só consegui pedir para que as pessoas buscassem a Deus como refúgio.

Amanhã nos reuniremos como paróquia para dar rumos a essa necessidade que agora surgiu.
Um povo que precisava de quase tudo, hoje nem sequer tem uma identidade.
Cenários de guerra, uma grande bomba caiu no coração de Breves e atingiu sua alma.
E você, pode ajudar a esse povo?

74 - Novena da Natal na Capela São José Operário

"Eu vim para que todos tenham vida"
Novena de Natal 2008

Dia 23 de Dezembro de 2008, terça-feira.

Celebramos o ultimo dia da Novena de Natal na comunidade São José Operário. Durante 9 dias a comunidade se reuniu visando a preparação do Santo Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Temas:
1º dia - "Em Nazaré, o Senhor da Vida faz-se humano"
2º dia - "Na familia, a vida é acolhida e promovida"
3º dia - "A vida humana é sempre dom de Deus"
4º dia - "As crianças pedem educação e amor"
5º dia - "Jesus ensina aos jovens como ser feliz"
6º dia - "Os idosos têm direito ao nosso respeito e amor"
7º dia - "Deus toma a defesa dos pobres porque os ama"
8º dia - "Família, santuário da vida e do amor"
9º dia - "O Filho de Deus coloca-se a serviço da vida"



Durante os nove dias de novena houve grande participação dos comunitários, em média 35 pesssoas por dia compareceram, muitas crianças.




Nesse último dia de novena houve uma distribuição de presentes para as mulheres da comunidade e também uma confraternização.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

73 - Ministerio das Artes

24 de Dezembro de 2008, Celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Ministério das Artes apresentou uma coreografia em Louvor ao Nascimento do Deus-Menino.
São 12 jovens, 6 moças e 6 rapazes, das diversas comunidades urbanas da Paróquia de Sant'Ana de Breves.

1º Texto, A Promesssa foi cumprida - Beto Bernardi
2º Texto, Música - Teu Povo Escolhido - Comunidade Shalon

Fotos do ensaio do Ministério das Artes,
Tarde do dia 24 de dezembro de 2008,
Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Breves.
Preparação para a noite de Natal:

“ O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;para aqueles que habitavam nas sombras da morteuma luz começou a brilhar” (Cf. Is.9, 2)

Desperta, tu que dormes / Não sabeis que sois da raça eleita, / Do povo escolhido de Deus? / Hoje os céus te convidam a prostrar-te, / A adorar o Menino-Deus / É Ele o Messias prometido. / Ergue-te do abatimento / Eis que findou a escuridão /Já nos vem o Sol Nascente /A promessa foi cumprida. / Alegra-te Israel, / Festeja descendência de Abraão. / O Deus de nossos pais / Não tardou em cumprir /As palavras do profeta:

“Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; sobre seus ombros está o manto real, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre”. (cf Is 9,5-6)

Ergue-te, Israel / Já não há escravidão, / As correntes se romperam / Emanuel é Deus Conosco / Vem em socorro do seu povo / Todo homem agora é livre / Que o choro para nós / Seja somente de alegria / Pois nasceu o Menino-Deus / Não temais! / Com alegria anuncio: / Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, / Cristo nosso Senhor. / Cantam os anjos aos pastores / Glória a Deus nos altos céus / E paz na terra aos homens de boa vontade.




“Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; sobre seus ombros está o manto real, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre”. (cf Is 9,5-6)

As fotos seguintes são da apresentação que antecedeu a celebração da Missa do Galo:

Teu povo escolhido vem diante de Ti
Para te louvar e Te adorar. (bis)


Relembraremos os Teus feitos
Tuas maravilhas.
Celebraremos o Teu amor
Com cânticos de louvor.

Todos se alegrem na tua presença
Pois Tu nos deste a vitória
Cantando com Júbilo e aclamações
A Ti a honra e a glória
Nossa Riqueza e herança
É o Teu amor
O nosso sustento e alimento
É tua graça Senhor.
Teu povo escolhido vem diante de Ti
Para te louvar e Te adorar. (bis)


"Esquece todos os poemas que fizeste. Que cada poema seja o número um"

( Mário Quintana)