quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

03 - Renovando a consagração

"Prometemo-Vos por último,/ levar quanto nos for possível,/ as pessoas com as quais entrarmos em contato,/ a renovar a sua devoção para convosco."

(trecho do Ato de Consagração de religiosos e leigos do Movimento Sacerdotal Mariano ao Imaculado Coração de Maria)

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008. Eu ainda não conhecia a cidade de Goiânia, e teria a chance de conhecê-la nesse dia, pois prometi visitar minha amiga Jaqueline Rosal que partilha já há anos na internet comigo, acho que mais de 7 anos e até então não nos conhecíamos pessoalmente,

Viagem marcada, iríamos almoçar juntos, dentro da minha idéia inicial eu iria até Goiânia, passaria um tempo com ela e depois e retornaria à Vitória.

Meus planos começaram a mudar quando Marina, nossa colega de Projeto Amazônia responsável pelas relações institucionais, me convidou para estender a viagem até mais tarde a fim de conhecer o GPP |(grupo de Partilha de Profissionais) que ela participa e aproveitarmos a chance também de partilhar um pouco nossas expectativas dessa missão.

Cheguei à Goiânia por volta do meio-dia e Jaqueline me esperava na rodoviária, seguimos para a casa dela e almoçamos, falamos mal de alguns e bem de outros tantos que tínhamos como amigos comuns da internet, conheci sua mãe e soube também um pouco mais de sua história pessoal que até então não conhecia.

Durante nosso bate-papo manifestei o desejo de conhecer um pouco da religiosidade popular de Goiânia, já que é um assunto que muito me interessa.

Ela me falou da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja matriz fica em um bairro chamado Campinas. Seguimos para lá e participamos da celebração das 15 horas. De hora em hora há uma celebração, igreja lotada, devia ter mais de duas mil pessoas naquela igreja, e dizem que é assim por todo o dia. Isso ocorre todas as terças-feiras e vi ali uma grande expressão da cultura religiosa local, fiquei maravilhado e tocado profundamente com a fé daquele povo que ali vai pedir o socorro da Mãe. Os padres redentoristas cumprem bem ali a missão que lhes cabe de levar essa devoção ao povo e fazer Nossa senhora do Perpétuo Socorro conhecida em todas as partes.

Percebe-se ali que há pessoas de todas as partes do estado e provavelmente de estados vizinhos, uma linda demonstração de fé.

Feliz em participar daquela novena e daquela Eucaristia, fui conhecer um pouco mais da cidade e visitei o Parque Flamboyant, lindo, verde e muito bem cuidado.

Já à noite segui para a Universidade Católica de Goiás a fim de participar da reunião do GPP com a Marina e seus colegas de grupo.

Por um motivo pessoal a Marina atrasou o que me obrigou a conhecer outras pessoas do grupo por vias próprias, mas creio que isso tenha sido positivo, pois assim em nenhum momento da reunião fui tratado como um visitante estranho ou inoportuno.

Que benção é esse grupo, pessoas das mais diversas áreas profissionais, oriundas do MUR (Movimento Universidades Renovadas) reunindo-se para cantar, louvar, interagir, servir e amar. Louvei a Deus pela oportunidade que Ele me deu de estar ali naquela noite. Minha nova amiga Marina chegou, entramos num momento de formação, onde duas moças do grupo trouxeram um material de boa qualidade falando da DSI (Doutrina Social da Igreja).

Fiquei sabendo ali que o GPP auxilia uma comunidade carente em Goiânia, a comunidade se chama “Negrão de Lima” e o conhecimento da DSI trouxe a tona um belo debate, de alto nível sobre a forma de agir durante o trabalho social do grupo.

Quero tornar público a minha satisfação de ver jovens profissionais empenhados em viver sua espiritualidade, no sentimento de responsabilidade social e no amor a Igreja e ao Papa.

Ao final, como parece ser o hábito do grupo, celebrou-se os aniversariantes do mês e uma pequena fest5a com refrigerantes e bolo. Mas isso foi um pouquinho mais da Providência Divina, já que essa permanência no local me proporcionou conhecer Hérika e ao conversar com ela compreender o que realmente era minha missão em Goiânia naquela noite, si9mplesmente vivenciar um poço do meu ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria e levar as pessoas com que mantenho contato a renovar sua devoção à Mãe Santíssima.

Curiosamente ela buscava encontrar o livro “Aos Sacerdotes, Filhos Prediletos de Nossa Senhora” que contém as mensagens em locução interior dadas ao padre Steffano Gobbi por nossa Senhora.

Disse-me Hérika que com s mensagens é que sua devoção Mariana s desenvolveu. Meu coração vibrava de alegria por saber que mais uma vez Maria Santíssima me deu a missão de possibilitar o reencontro dessa filha com o movimento que ela criou.

Feliz por ter cumprido minha missão de Apóstolo do Movimento, fui para a rodoviária de Goiânia junto com a Marina. Como meu ônibus só partia à Meia-noite de volta para Taguatinga, tive a graça de poder conversar por mais de uma hora com essa pessoa maravilhosa que é a Marina. Até pensei por alguns momentos como é que ninguém do PA a apresentou antes, alguém que tenho tanta afinidade de pensamentos e linhas de trabalho, alguém que, como eu, busca a Eucaristia diária como alimento de sua fé católica. Que benção é Marina para nós que vamos à missão, percebo que posso confiar plenamente na sua dedicação ao projeto.

Meia-noite, parto de Goiânia para Taguatinga, acabou minha missão nessa região central do país por esses dias, na quarta-feira vou retornar à minha casa.

Nenhum comentário: