sábado, 31 de outubro de 2009

150 - Dia de Luto, dia de Luta Marajoara

Dia 30 de Outubro de 2009 foi escolhido como o Dia de Luto Marajoara, onde todas as instituições publicas e privadas, pessoas de todos os ramos e seguimentos deveriam estar nas ruas, vestindo preto para denunciar e protestar contra as atuais condições de vida do povo marajoara, especialmente da Cidade de Breves, onde se deu a manifestação. Prefeitura, câmara municipal, sindicatos, escolas, igrejas, comércio, industria, desempregados, adultos e crianças, enfim, todos estavam representados
Cerca de 6 mil pessoas participaram da manifestação, os estabelecimentos comerciais, quase em sua totalidade, foram fechados as 16 horas para aderir ao protesto. Um movimento pacífico, sem conotação partidária, sem conotação religiosa, simplesmente um povo que deseja o desenvolvimento do Marajó, tanto prometido pelos governos federal e estadual, porém que nunca saiu do papel.
Destaque especial devemos dar a questão da educação e da saúde, das empresas que geravam renda para o município de Breves e municípios vizinhos, que foram fechadas lançando para a linha de pobreza 10 mil pessoas somente em Breves.
Estamos de LUTO, mas estamos em LUTA, nessa é a mensagem de um povo que não quer só reclamar, mas que começa a despertar para a reinvidicar o que é seu direito.
A água também, não poderia ser esquecida, num lugar cercado de água como o Marajó, como é concebível que um de seus maiores problemas seja extamente a falta de água potável?
Veja na imagem abaixo o tipo de água que a COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará) distribui ao povo de Breves, aliás, mesmo essa água ruim não chega nem a metade da população urbana.
Todos tiveram algo a falar, todos tinham algo a cantar e "chavões" surgiram na passeata, como por exemplo: "Ei, você ai, queremos água, não queremos tucupi" uma comparação da cor da água oferecida ao produto típico paraense.
Caracterizações animaram o percurso, como exemplo na foto acima, uma grande camisa preta que vestia muitos manifestantes.
Quem já viu essa região ser próspera, espera poder deixar essas riquezas para os seus.
Nossos padres participaram ativamente da manifestação, também os meios de comunicação ofereceram vasta cobertura e o compromisso de que esse material seja divulgado em rede nacional, chegue aos gabinetes de quem comanda o estado e o país e, por fim, chegue aos organismos internacionais que falam tanto de proteger a Amazônia e esquecem-se de proteger os amazônidas.
Um grande abraço a Praça do Operário, símbolo da prosperidade de Breves, tão distante de nossa realidade, mas próximo no desejo desse povo de resgatar a sua dignidade.
O hino de Breves cantado por 6 mil pessoas que a chamam de "Jóia do Marajó". Seria pedir muito aos nossos governantes para que olhassem com mais carinho para esse povo que é realmente de "beleza rara"?
Ficam essas belas imagens como mensagem de que aqui vive um povo que sofre com o desemprego, com um dos mais baixos IDH do país e que deseja somente sobreviver com a sua própria capacidade de gerar riquezas.
Não é um chamamento para o conflito, para a briga, mas é um pedido de PAZ que está na cabeça e no coração do povo marajoara.

domingo, 25 de outubro de 2009

149 - Navegando com a Missão Marajó

"Venha Evangelizar sobre as águas do Marajó"

Iniciamos a todo vapor o novo grupo de formação de pregadores, são 24 inscritos, das mais diversas pastorais da paróquia, também de diversas comunidades.

Isso nos alegra muito, porque é uma resposta de pessoas que realmente buscam crescer espiritualmente e se capacitar para anunciar a palavra de Deus
Deus nos capacitará a cada dia para conduzir essa tripulação que ruma ao que antes parecia impossível.
Enquanto isso, em São José Operário, uma semente é plantada.

Nosso grupo de catequese para crianças que ainda não estão na idade escolar, se chama SEMENTINHA, não por acaso, mas porque cremos que estamos plantando algo de novo, e dessa árvore frondosa, crescerá o Novo Pentecostes no MarajóRecebemos uma visita ilustre na quinta-feira, Dom Francesco, um padre italiano que vem acompanhar por alguns dias o trabalho da Associação Missionária Cruz do Sul, juntamente com Mara Abreu, esteve conhecendo nossos pequenas sementes e vendo as obras que aconteceram em um ano na comunidade São José Operário.
Por fim, no sábado visitamos o sr. José Luiz Caramês, a ele pertence atualmente o barco que desejamos agregar a essa missão.
Há uma grande possibilidade de termos essa beleza fazendo a Missão Marajó chegar a todos os lugares desse Marajó, lugares que para nós hoje é impossível chegar.
Por isso pedimos suas orações, para que Deus realize mais esse milagre em nosso meio.
Por falar em milagre, as obras do anexo da comunidade São José Operário estão chegando na parte dos acabamentos, esse milagre é possível porque cada padrinho e madrinha do projeto Anjo da Guarda e cada colaborador da Renovação Carismática Católica, assumiu sua responsabilidade como missionário mesmo a distância.
==========================
Que Deus abençoe a cada um de vocês que acreditam nessa obra de misericórdia de nosso Deus.

domingo, 18 de outubro de 2009

148 - Noticias da Missão Marajó

Iniciamos o comentário das noticias da semana que passou dizendo que no ultimo domingo, 11 de Outubro aconteceu em Belém mais uma edição do Círio de Nazaré. A maior manifestação mariana do mundo, reunindo cerca de dois milhões de participantes pelas ruas a cidade. O Cirio Fluvial é uma das belas formas de demonstrar o amor desse povo paraense a essa Maria de tantos nomes e que aqui é chamada Nossa Senhora de Nazaré.
Porém nada supera a procissão do Cirio pelas ruas da cidade, a corda que puxa a berlinda é disputada por milhares de pessoas que desejam colocar no coração da mãe sua intenção ou sua ação de graças

Ver essa festa já nos causa um grande impacto, imagine então como voltou o coração da missionária Virtes Romani que participou pela primeira vez dessa festa.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, a casa missionária se fez presente na Reunião do Conselho Pastoral da Prelazia do Marajó através da missionária Virtes Romani.
Nesse evento tivemos uma participação importante, pois a missão se fez conhecida para as 9 paróquias da prelazia.

A apresentação o vídeo relatando a missão causou um impacto nos presentes que agora manifestam o desejo de ter a presença dos missionários em suas respectivas paróquias.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sexta-feira, dia 16 de Outubro, demos inicio a segunda turma de


FORMAÇÃO DE PREGADORES DA RCC.

A primeira turma foi um sucesso e se transformou em um grupo de perseverança que continua sua formação, agora estudando DOUTRINA CATÓLICA e SAGRADA ESCRITURA.
Essa segunda turma começou com 12 inscritos, mas como podem aderir até a próxima semana, esperamos que mais alguns se juntem a nós.



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Na área da Capela São José Operário seguem firmes as obras do anexo destinado a parte social.

Ali são construídos uma grande cozinha, salas multi-uso e dois banheiros destinado aos trabalhos ligados ao Projeto ANJO DA GUARDA.

Essa obra é 100% financiada pelos padrinhos e madrinhas do projeto ANJO DA GUARDA

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Por falar em Anjo da Guarda, continuamos desenvolvendo um grande numero de trabalhos com as crianças do projeto, um deles que vemos com grande esperança é o grupo dos ADORADORES MIRINS. Nossa experiência primeira no Marajó foi de encontrar pessoas que pouco conhecem esse Jesus Sacramentado e por isso não o adoram.

Despertar o ardor desses pequeninos para a verdadeira adoração é causa de grande alegria para nós, pois esses serão o multiplicadores desse ato de amor a Jesus.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Em paralelo a tudo isso, uma grande noticia para o bairro de Cidade Nova II é o projeto de construção de uma escola de ensino fundamental nas imediações da Capela São José.

Conseguimos mobilizar um grande numero de moradores para apresentação do projeto que contou com a presença do vice prefeito municipal de Breves, Secretário municipal de educação, Representante do FUNDEB, vereadores e outras autoridades da área da educação.


Um fato de alegria para nós foi saber que a nossa presença na área e nossa ação social naquele bairro contribuiu para a decisão de indicar essa escola para lá.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nesse domingo, 18 de Outubro, recebemos em nossa casa de missão nosso mais novo parceiro de missão, Rogério Rosa Aguiar, que vem do estado do Rio de Janeiro para contribuir com essa causa de Deus.

Rogério terminou seus estudos de teologia na Arquidiocese do Rio de Janeiro e se Deus quiser estará fazendo parte da Prelazia do Marajó como presbítero em pouco tempo.

Seja bem vindo Rogério, esta casa te acolhe com AMOR.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

147 - Dia das Crianças - A Festa


Não é preciso dizer muitas palavras para dizer como foi a festa do dia das crianças na comunidade São José Operário.
Mais de 400 crianças participaram do evento, as apadrinhadas do projeto Anjo da Guarda e também aquelas que não são, católicos e não católicos, bastava ser criança para ser feliz nesse dia de festa.
Além das brincadeiras competitivas, onde se ganhavam prémios, também instalamos uma cama elástica, muito disputada por todas as crianças
Corrida no saco, ovo na colher, cabra-cega, te tudo um pouco para divertir crianças de todas as idades.
E pula, pula, pula, mexe, dança, corre, grita.... Deus meu, quanta alegria estava contida e que explodiu de uma só vez no coração dos pequeninos.
Mas não é só brincar, nós já tínhamos rezado mais cedo, celebrando com Nossa Senhora Aparecida, adorando o Senhor. Agora era hora de comer também, e muito vatapá foi servido, mais de 500 pratos.
Todos comeram bem, tomaram chopp (ops... não é o que você ta pensando, é apenas um suco no saquinho, também conhecido como Chup-Chup, sacolé, dim-dim, cada um com sua pronuncia, aqui é chopp mesmo.)
Servimos pipoca, refrigerante e muita alegria, muita fartura.
A alegria estava estampada no sorriso de cada uma das crianças desse bairro de Cidade Nova II

Grande trabalho também dos voluntários, catequistas, missionários, que não pararam um minuto sequer, com um sorriso de gratidão por estar ali servindo a Jesus em cada um dos mais pequeninos.
A hora dos presentes, ansiedade, choradeira, mas por fim, muita alegria por receber de tudo um pouco no meio de um lugar onde são escassos esses momentos de partilha e alegria.

E eu disse, crianças de todas as idades se divertiram no pula-pula, no final, não teve jeito, os voluntários caíram na farra e soltaram qualquer estresse que pudessem ter pulando e festejando mais essa graça alcançada.
Agora é hora de arrumar a casa, pois a missão não pode parar.