sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Senhor é o meu Pastor (Cruzeiro - SP - 32º Rebanhão - Terça-feira de Carnaval))


Não é possível afirmar, mas é bem provável que Davi tenha escrito o Salmo 22 quando já era um homem com idade avançada, possivelmente durante a rebelião de Absalão, seu filho.
No salmo 21, Davi comparou o inimigo a animais astutos e fortes (21,12-16.21), enquanto neste salmo, retrata o povo de Deus como simples ovelhas. Com isso, podemos aprender sobre o Pastor e perceber o quanto Jesus, nosso bom pastor é bondoso e grande é  o seu cuidado para conosco. As ovelhas são animais indefesos que se perdem com facilidade e precisam de cuidados quase constantes. As ovelhas precisam ser conduzidas.
O salmista inicia dizendo: "O SENHOR É O MEU PASTOR". . .
O sentido da palavra desta palavra inicial  é: “está me pastoreando”. “O senhor está me pastoreando, Ele está tomando conta de mim”.
No evangelho segundo São João, Jesus nos diz: – “Eu sou o bom pastor; o bom pastor Expõe a vida pelas ovelhas” (João 10,11 ). Ele expõe sua vida, Ele corre riscos por uma ovelha, Ele dá a vida pelas ovelhas,
Quem são as ovelhas de Jesus?
A tendência é dizer que todos somos ovelhas de Jesus, mas não é assim, a verdadeira ovelha de Jesus é aquele que O ouve e O Segue. O mundo continua com inúmeros pastores, com suas ofertas e seus sinais a nos atrair. Se os seguimos, não somos de fato ovelhas de Jesus.
No mesmo capitulo de São João, voltemos alguns versículo  (João 10,4-5) “Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora , vai adiante delas; e as ovelhas o seguem, pois conhecem sua voz. Mas não seguem um estranho; antes fogem dele, porque não conhece a voz dos estranhos.”

O que eu e você estamos dispostos a ouvir e seguir, isso determina quem está nos pastoreando, deixa claro quem é pastor em nossas vidas.
Se deixarmos Jesus nos conduzir, se estivermos realmente dispostos a ouvir o conselho de Jesus para nossa família e segui-lo, podemos afirmar: “Jesus é o nosso bom Pastor, é o Pastor da nossa família, nada nos faltará”. A nossa família esta sendo pastoreada por Jesus, que deu a vida por nós.
Somos como ovelhas que não tem uma boa visão e que são quase totalmente dependentes do pastor, assim também é em relação à nossa família. “Longe da graça de Deus, sem que Ele nos pastoreie, não conseguiremos edificar a nossa casa”. Todo o nosso trabalho, nosso esforço, os afazeres do dia-a-dia, sem a condução do Senhor erá em vão.

Ainda no primeiro versículo, o salmista fala:  “. . .NADA ME FALTARÁ.”
 Nosso Deus é o Deus que tudo provê, que tudo proverá: (Javé -Jiré – o Senhor proverá)
É realmente maravilhoso podermos identificar o nosso Deus Todo poderoso como “o meu Pastor”.
Quando estava sendo perseguido e andava fugindo pelos desertos e cavernas, Davi, que era pastor,  cantou este Salmo, identificou o Senhor assim, “o meu pastor”. Ele sabia bem a importância de um pastor, pois os pastores do oriente guardavam suas ovelhas, as conduziam, proviam alimentos e água, cuidavam delas quando estavam cansadas, feridas ou doentes, salvavam as que se perdiam, conheciam cada uma pelo nome, e principalmente, as amava.

Se estamos em dificuldades em nossa vida, se passamos por um momento rui, invoquemos ao Senhor que é nosso pastor, invoque o Deus da Provisão, no seu casamento e na sua família,  invoque ao Senhor, declare com toda a certeza, com toda força do seu coração: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

Confie plenamente na força da sua oração, você nasceu para dar certo, você nasceu para vencer,
“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou”. (Rm 8,37)
 
 No versículo seguinte, os pastor Davi que se coloca como ovelha do Senhor diz: “EM VERDES PRADOS ME FAZ REPOUSAR, CONDUZ-ME JUNTO AS AGUAS REFRESCANTES”
É fato que as ovelhas não deitam estando com fome, nem bebem água de riacho muito forte. Por  vezes o pastor cria uma represa temporária num córrego para saciar a sede das ovelhas.
Enquanto fugimos nos desertos da vida, muitas vezes tentando se esconder dos inimigos e conflitos que nos rodeiam, estamos como Rei Davi quando cantou este salmo. É neste mesmo momento que O Pastor nos faz deitar em verdes prados.
O Pastor tinha a obrigação, no final de cada dia, levar as ovelhas em segurança ao aprisco. Enquanto dormiam, eram protegidas por um muro de pedras que as cercava e o próprio pastor se deitava na abertura e servia de porta.

Lembremos o que diz Jesus: “Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.”  (João 10,7b)
Durante a noite ladrões ou animais perigosos poderiam aproximar-se do aprisco, mas não tinham como chegar até as ovelhas, pois o pastor estava no seu caminho como porta daquele pequeno curral, como vigia permanente.
Jesus diz ainda: ”Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O  mercenário, porém, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelha e foge, o lobo rouba e dispersa as ovelhas.” (João 10,11-12)
Não se esqueça: Entre nós e o lobo está o Bom Pastor para nos guardar e nos proteger de todos os perigos.
Isso me recorda nossa oração na hora da misericórdia onde Jesus Misericordioso se coloca entre nós e o perigo.

 No quarto versículo está escrito: “AINDA QUE EU ATRAVESSE O VALE ESCURO, NADA TEMEREI, POIS ESTAIS COMIGO”.
Neste momento central do salmo, Davi muda a forma de tratamento, o pronome pessoal muda de ele para tu.
O salmista Davi não esta falando mais sobre o pastor, mas com o pastor.
O vale Escuro representa qualquer experiência difícil em nossa vida que nos enche de temor, inclusive a morte. E é ai neste vale que você pode estar passando agora, que o pastor (não mais a nossa frente, mas junto de nós, ao nosso lado) nos acalma, fortalece e nos conduz com todo o carinho e com segurança à vitória.

O quinto versículo diz: “PREPARAIS PARA MIM A MESA A VISTA DE MEUS INIMIGOS”.

O termo “mesa” não é o mais apropriado na nossa língua, seria melhor traduzir o seu significado para “algo estendido”. É estender um tapete e comer juntos, é como um “piquenique”. Na cultura judaica, um convite para comer junto era um convite para se fazer ou renovar uma aliança. Quando Jesus disse a Zaqueu: “Porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”(Lucas 19,5) Jesus estava lhe convidando para renovar a aliança.
O rei Davi dizia para Deus: “estende um tapete diante de mim, vamos cear juntos, vamos fazer uma aliança, vamos renovar a aliança na presença dos meus inimigos!”
Somos servos de um Deus maravilhoso que mesmo nos desertos de nossa vida é capa z de nos prepara um banquete.

Ainda no versículo quinto está escrito:  “DERRAMAIS O PERFUME SOBRE MINHA CABEÇA E TRANSBORDA A MINHA TAÇA”.

Já chegada a noite, o pastor examina cada ovelha,  aplica óleo nas ovelhas feridas. Para as mais sedentas, oferece água num cálice grande com duas asas. Também coloca óleo na cabeça e nos chifres das ovelhas e cordeiros para afastar moscas e outros insetos. No entender de alguns teólogos, as moscas representam os demônios que se alimentam dos pecados.

Eis o óleo, a unção.
Nós somos ungidos, desde o batismo, alguns ainda crianças, outros já adultos, recebemos o óleo da unção. Nada pode nos afetar, nós somos cuidados por Deus.

Às vezes nos vemos em situações extremas, onde nossos recursos e nossas forças se esgotam. Precisamos reconhecer nossas limitações e fraquezas, e isso nos levará ao único que pode resolver,  Jesus Cristo o bom pastor.

“Se te deixas abater no dia da adversidade, minguada é a tua força”(provérbios 24,10)
Nunca se deixe dominar pelas fraquezas, elas podem destruir seus sonhos e objetivos, importa é saber que em tudo posso naquele que me fortalece (filipenses 4,13)  nada posso sozinho, mas em Jesus, meu Pastor tudo é possível.

No terço da libertação nós rezamos: “Se portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente  livres.” (João 8,36)

As coisas que não conseguimos resolver precisamos confessar a Deus e pedir auxilio de todo o coração, com todas as forças. Aí então a unção se manifestará, a unção que destrói o jugo e que nos traz libertação.
A fraqueza que eu e você ainda temos pode ser: um vício, mau hábito, coisas que nos levam a pecar ou até mesmo a falta de interesse pelas coisas de Deus.
Quando simplesmente “vamos à Igreja”, “rezamos”, às vezes “lemos a Bíblia”, porém estas coisas não têm sido prioridades em nós, precisamos tomar cuidado. Esta falta de interesse pode nos dominar e nos levar a perder as forças.

Quando faço o que Deus disse para eu não fazer, estou errado, estou pecando.
No Salmo 121, lemos: “Que alegria quando me vieram dizer: ‘Vamos subir a Casa do Senhor’...”
A falta desta alegria pode representar uma fraqueza,  e deve ser resolvida.

 Finalmente chegamos ao versículo seis que na sua primeira parte diz: “A VOSSA BONADADE E  MISERICÓRDIA HÃO DE SEGUIR-ME POR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA”.
Veja que benção, estamos sendo perseguidos pelo Bom Pastor, que é capaz de deixar noventa e nove ovelhas no aprisco para vir com sua BONDADE e MISERICÓRDIA ao nosso encontro!
Estão nos acompanhando a BONDADE e a MISERICÓRDIA do de nosso Deus Todo Poderoso!
Em todos os lugares, bons ou ruins, onde andamos, todo tempo, a BONDADE e a MISERICÓRDIA nos seguem.
Portanto, antes de nos preocuparmos com a perseguição por parte do inimigo, devemos lembrar que estamos sendo seguidos pela BONDADE e a MISERICÓRDIA de Deus. Nós somos ungidos de Deus, lembre-se disso, nada pode nos abater.

 Finalizando o Salmo 22, Davi nos diz na segunda parte do versículo seis: “E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS”
Muitas vezes, nós católicos, utilizamos esse salmo e especialmente esse versículo para falar da eternidade. Não, isto não fala somente da eternidade, mas também de nossos dias aqui na terra. Fala de a um abrigo espiritual, que é muito necessário para vivermos em comunidade, já que fomos criados para viver unidos a irmãos, e Deus expressa, através da Igreja, esse abrigo.
A Igreja é lugar de se alimentar da Palavra e da Eucaristia, é lugar de segurança, provisão, unção e comunhão. Igreja é lugar da família. Não tente ser católico só em casa, seu lugar é na comunidade.
A Santa Igreja é parte do projeto de Jesus para abraçar o homem, sua ovelha, que Ele tanto ama e por ela dá a vida.
A Palavra nos exorta: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a igreja e se entregou por ela.” (Efésios 5,25)
A Igreja é de fato muito importante, Cristo,  meu Senhor e meu Pastor, não morreria por algo sem importância.









Nunca se esqueça: 

você é a Igreja, 

você pertence a Igreja.




Beto Bernardi
Missionário da RCC Brasil
Missão Canas - SP

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Papa Bento XVI - Campanha da Fraternidade 2012


MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
AO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA
DOS BISPOS DO BRASIL POR OCASIÃO
DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012

Ao Venerado Irmão 
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB

Fraternas saudações em Cristo Senhor!

De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema «que a saúde se difunda sobre a terra» (cf. Eclo 38, 8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.
Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mt 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois «que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mt 16, 26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino salus e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: «Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo» (Mt 4, 23).

Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: «pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 25, 36). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d’Ele para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus torna fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI,Discurso aos enfermos de Turim, 2 de maio de 2010).

Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando ­ pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida ­ para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento. E, para confirmar a todos estes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.

Vaticano, 11 de fevereiro de 2012.

PAPA BENTO XVI

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dom José Luis Azcona recebe comenda "Cidade de Breves"

O Bispo do Marajó Dom José Luiz Azcona, estará completando 25 anos de Episcopado no dia 05/04/2012, e foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Breves, nesta sexta (10), no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores de Breves, com a comenda “Cidade de Breves” . Foi reconhecido com a mesma comenda DOM FRANCESCO CIABATTONI, Presidente da ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA LA CROCE DEL SUD, que tantos serviços tem prestado à comunidade Brevense nos âmbitos religioso e social.

Dom José Luiz chegou ao Brasil em 1985. Foi nomeado bispo em 25/02/1987 por João Paulo II, para suceder a Dom Alquilio Álvarez Diez (2º Bispo Prelado do Marajó). A sagração episcopal ocorreu em 05/04/1987 por D. Alberto Gaudêncio Ramos, em Belém (Pará). Desde 12 de abril daquele ano permanece em Soure, na Ilha de Marajó. Em seu episcopado usa o lema: "In nomine Domini" (Em nome do Senhor).

Em sua atuação pastoral vem denunciando a situação miserável em que vive a população do Arquipélago do Marajó, a devastação ambiental e a pesca predatória na região. Além disto, denunciou também a prostituição infantil e o tráfico de mulheres da Prelazia para a Guiana Francesa e para a Europa. Por estas denúncias vem sendo ameaçado de morte.

fonte: http://www.prelaziadomarajo.com.br/

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Jovem e a Missão - Por Adan Lopes

O Jovem e a Missão

A cada dia da vida de um jovem surgem novidades, em todos os âmbitos e de todos os aspectos. Novidade, por sinal é uma palavra que acompanha lado a lado a vida do mesmo e pode causar forte entusiasmo ou fortes conflitos.
Quando um jovem se depara com a realidade do batismo no Espírito Santo os conflitos, frustrações, complexos são canalizados para atitudes surpreendentes concernentes ao anúncio do Evangelho. Aquele Jovem que antes era apático, tímido e sem perspectiva de vida encontra em Jesus um grande chamado a conversão, e a proposta de segui-lo e servi-lo se torna a cada dia mais contundente dando a ele as resposta necessárias, conforme almejava seu coração.
A medida que o jovem aumenta a intimidade com Deus, através do Batismo no Espírito Santo, o seu coração dilata cada vez mais, tornando-o sensível e dócil ao mandato de Jesus Cristo a todo batizado, que é: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16, 15. A partir dessa experiência pessoal e gradativa inicia então na vida de um jovem  batizado no Espírito Santo um discernimento vocacional, aparentemente fácil mas, profundamente importante para toda sua vida.
Ser missionário além de ser um estado de vida, é assumir essa ordem de Jesus  com veemência e convicção. Acreditando que a resposta é sua mas o Chamado é de Deus. Sendo assim terá a consciência de que tudo está sob o controle do Grande Eu Sou. Aquele que é que foi, e sempre será. 

Adan Lopes

Ministério Jovem Amazonas




sábado, 4 de fevereiro de 2012

Amar e deixar-se ser amado por Jesus


Amar e deixar-se ser amado por Jesus

Como é maravilhoso estar na presença de Jesus Eucaristico. Amá-lo e adorá-lo, amor que transborda o nosso coração, que nos traz paz e alegria de ser de Jesus, de estar com Jesus e levar Jesus ao outro.

É um amor eu nos impulsiona a nos abandonar por inteiro e assim como Maria que foi o primeiro templo Eucarístico, dizer “Faça-se” (Lc 1, 38). Como Maria levou Jesus, também preisamos levar a Sagrada Eucaristia. Levar a face de Cristo, ter uma vida eucarística, levar o Espírito Santo, servir ao próximo (Lc 1, 39ss). Dar o que tem de melhor a partir da própria vida.

Quando temos uma experiência com Cristo, não queremos só para nós . E que alegria! Jesus torna-se o pão vivo na Sagrada Eucaristia. Um sacrifício do amor de Deus que entrega seu filho Jesus por nós. Como não propagar esse amor?! A alegria de ter o corpo de deus dentro de nós.

Ser atraído por Jesus eucarístico para adorá-lo no sacrário do altar ou na sagrada comunhão. Muitos meios Ele nos proporciona para estarmos bem pertinho Dele.

Estar na presença de Jesus nos traz felicidade e força até para suportar as tristezas, problemas, humilhações que acontecem em nossa vida, e responder a Jesus como a música de Eugênio Jorge: “Só por ti Jesus, quero me consumir, como vela que queima no altar. Me consumir de amor...”

Beto e Jéssíca - ENF 2012





Jéssica Amorim
Ministério Jovem Sergipe
Vocacionada RCC Brasil